EFEITOS DA ESTIAGEM

Racionamento de água é ampliado em Bagé

Conforme a Prefeitura de Bagé, no novo esquema de racionamento, que entra em vigor a partir da próxima quarta-feira (1).

Foto: Deividi Pereira / Daeb

Em razão da pouca chuva em Bagé, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, e, consequentemente, dos níveis críticos das barragens, o Daeb (Departamento de Água, Arroios e Esgoto) irá ampliar o racionamento para 12 horas na cidade.

Conforme a Prefeitura de Bagé, no novo esquema de racionamento, que entra em vigor a partir da próxima quarta-feira (1), o município será dividido em dois setores.

O Setor 1 será abastecido das 3h às 15h e o Setor 2 das 15h às 03h, assim como já realizado em anos anteriores. O Daeb ressalta que regiões mais afastadas, consideradas “pontas de rede”, podem ter menos horas de abastecimento, pois a água demora mais a chegar nestes locais.

Desde o dia 14 de janeiro o município já enfrentava um racionamento preventivo, de seis horas, durante a madrugada. Mas o agravamento da situação faz com que o Daeb aumente as horas de interrupção no fornecimento de água.

“A Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, está 4 metros e meio abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está com 3,10m aquém da normalidade. A Emergencial, por sua vez, está cheia em virtude do bombeamento da água armazenada na cava da obra da barragem da Arvorezinha, atualmente em construção”, disse a prefeitura.

Segundo a prefeitura, no sábado (28) e no domingo (29) não haverá racionamento para que toda a população de Bagé possa abastecer suas caixas e reservatórios.

Não é somente a Região da Campanha que sofre mais uma vez com a seca. Aproximadamente 150 cidades gaúchas já decretaram situação de emergência pela estiagem.

Segue, abaixo, as escalas do novo racionamento que será implantado em Bagé, conforme a prefeitura.

Setor 1 – Horário com abastecimento: 03h às 15h

Bairros: Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores.

Setor 2 – Horário com abastecimento: 15h às 03h

Bairros: Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.