PROMESSA

Em Porto Alegre, moradora de Alegrete distribui rosas como alerta à prevenção do câncer de mama

A ação aconteceu no Hospital Santa Rita, no Complexo Hospitalar Santa Casa, em Porto Alegre.

Ana Cláudia buscou chamar a atenção das mulheres para a necessidade da realização de exames periódicos. Foto: Vinicios Sparremberger/Santa Casa

Pacientes, familiares e profissionais que circulavam pelos corredores e recepções do Hospital Santa Rita, no Complexo Hospitalar Santa Casa, em Porto Alegre, foram surpreendidos com uma ação repleta de amor e carinho na manhã desta segunda-feira (30).

Com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a paciente Ana Cláudia Brum, em recuperação da doença, realizou a entrega de 100 rosas como forma de conscientização.

Com a ação, Ana Cláudia, 51 anos, buscou chamar a atenção das mulheres para a necessidade da realização de exames periódicos como forma de prevenção da doença.

“O sucesso do meu tratamento se deve, sem dúvida, ao fato de ter tido um diagnóstico precoce”, destacou. Junto com cada rosa, Ana também entregou um cartão que levava impressa uma mensagem de alerta, mas principalmente de esperança: “Sou a Ana, venci o câncer de mama graças ao diagnóstico precoce. Prevenção salva vidas!”.

Promessa

Moradora de Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Ana viajou cerca de 500 km para uma consulta de acompanhamento e aproveitou para cumprir uma promessa feita a si mesma durante o tratamento do câncer de mama.

“Resolvi transformar em uma atitude aquilo que estou vivendo, para que as pessoas saibam a importância do diagnóstico precoce. É preciso desmistificar o estereótipo de quem faz exames antes de sentir sintomas está procurando uma doença. Quando na verdade, as pessoas estão prevenindo e abrindo a possibilidade de ser curada”, reforçou a paciente.

O gesto também foi uma forma de agradecer o carinho e o cuidado que recebeu de todos os profissionais do hospital durante o tratamento.

Ao entregar as rosas para enfermeiras, técnicas de enfermagem e, em especial, para a médica mastologista Kênia Borghetti, que esteve presente desde a primeira consulta, Ana fez questão de destacar o trabalho dos profissionais.

“Trabalho incansável e o apoio determinante em todas as etapas do tratamento até a cura”, ressaltou Ana.