zona leste

Policial militar é morto a tiros em Porto Alegre

O caso foi registrado na rua Luis Lederman, no bairro Morro Santana, zona leste de Porto Alegre. 

Foto: arquivo pessoal / divulgação

Um policial militar foi morto em uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira (11), em Porto Alegre. O caso foi registrado por volta das 22h10 da noite, na rua Luis Lederman, no bairro Morro Santana, zona leste de Porto Alegre.

Conforme informações da Brigada Militar, uma viatura foi despachada até o local após moradores ouvirem disparos de arma de fogo. Ao chegarem ao local, encontraram o soldado Lucas de Jesus Lima, lotado no 20º Batalhão de Polícia Militar, baleado.

O relato policial, baseado em relato de testemunhas, aponta que o PM foi abordado por ao menos indivíduos. Os criminosos teriam praticar o roubo do carro da vítima, um Ford Fiesta, de cor preta.

Houve confronto e o policial acabou sendo alvejado no rosto e no peito. O brigadiano, que era lotado na 2ª Companhia do 20º BPM, morreu ainda no local do tiroteio. O soldado Lucas era natural de Salvador (BA) e ingressou na Brigada Militar em 12 de novembro de 2018. O veículo dele não foi levado na ação.

Segundo a Brigada Militar, os dois assaltantes estariam em um carro Hyundai HB20. Um dos criminosos também foi baleado no confronto.

Marcos Vignol Evangelista Junior, de 21 anos, morreu após ser encaminhado em estado grave à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Bom Jesus. Ele era considerado foragido do sistema prisional e tinha passagens por roubo a pedestre, entorpecente tráfico, roubo de veículo, receptação e homicídio doloso.

Os outro ladrão conseguiu fugir. Buscas foram realizadas para tentar capturar o criminoso, mas ele ainda não foi capturado. O caso é tratado como latrocínio. A Polícia Civil e o IGP (Instituto-Geral de Perícias) foram acionados.

Nota de pesar da Brigada Militar

A Brigada Militar comunica, com imenso pesar, o falecimento do soldado Lucas de Jesus Lima.

O Soldado Lucas reagiu a uma tentativa de roubo de veículo, em Porto Alegre, na noite de quarta-feira, 11 de janeiro.

Um dos três criminosos (de acordo com informações preliminares) que confrontaram com o soldado também foi ferido e veio a óbito.

O Soldado Lucas incluiu nas fileiras da BM em 2018, estava lotado no 20ºBPM. Era natural de Salvador/BA, tinha 27 anos de idade e deixa esposa.

Os oficiais, praças e servidores civis da Brigada Militar se solidarizam com familiares e amigos do soldado Lucas nesse momento de dor.

As informações sobre os atos fúnebres serão divulgadas oportunamente.