Governador do DF

Plenário do STF confirma afastamento de Ibaneis Rocha

Os ministros que votaram até agora também ratificaram a ordem de prisão contra Anderson Torres.

Retrato do governador afastado Ibaneis Rocha. Ele é um homem branco, calvo. Ele vestindo camisa branca, com gravata cinza claro e paletó azul.
Governador afastado do DF, Ibaneis Rocha. Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta quarta-feira (11) para manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes de afastar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias.

Até o momento da publicação deste texto, seis dos 11 membros da corte já tinham depositado seus votos no plenário virtual, todos eles a favor do afastamento de Ibaneis, que é acusado de agir passivamente diante da arruaça promovida por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no último domingo (8).

Moraes, relator do caso, foi seguido pelos ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. Além disso, os seis também votaram pela prisão de Anderson Torres, ex-secretário de Segurança do DF e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Bolsonaro.

Torres, que estava nos EUA durante os tumultos de domingo, disse que vai se entregar à polícia.

O julgamento deve terminar às 23h59, mas pode ser interrompido por pedidos de vista (mais tempo para análise) ou de destaque (julgamento presencial).