OPERAÇÃO LESA PÁTRIA

PF cumpre mandados em seis estados para identificar envolvidos em atos golpistas

Ao todo, foram efetuadas 11 prisões

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27), a terceira fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que participaram dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, ou que os tenham financiado ou fomentado. Na ocasião, o Palácio da Planalto, o Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribunal Federal) foram invadidos e depredados pelos terroristas.

Ao todo, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal. As ordens foram expedidas pelo STF.

Os crimes investigados são: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Polícia Federal diz que as investigações seguem em curso. A Operação Lesa Pátria é permanente. As atualizações acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas serão periódicas.

Para encaminhar informações sobre a identificação de pessoas que tenham envolvimento com os fatos ocorridos dia 8, em Brasília, a PF pede que seja feito contato pelo email: [email protected].

Mandados de busca e apreensão:

SC – 1
DF – 4
RJ – 9
PR – 1
ES – 8
MG – 4

Mandados de prisão:

SC – 1
DF – 2
RJ – 1
PR – 1
ES – 4
MG – 2