RIO DE JANEIRO

Operação da PF busca envolvidos nos recentes atos golpistas no Brasil

Os nomes dos alvos da chamada “Operação Ulysses” não foram divulgados

A PF (Polícia Federal) realizou na manhã desta segunda-feira (16), uma operação como desdobramento dos atos golpistas ocorridos no Brasil após o segundo turno das eleições presidenciais. A ações foram cumpridas em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

O objetivo era cumprir, ao todo, cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária. Os nomes dos alvos da chamada “Operação Ulysses” não foram divulgados.

Segundo a PF, a investigação iniciou com o fim de identificar:

  • Lideranças locais que bloquearam as rodovias que transpassam o município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
  • A organização das manifestações vistas em frente aos quartéis do Exército nesta cidade
  • A participação dos investigados e de outras lideranças na organização
  • Financiamento dos atos que desencadearam a depredação dos prédios públicos e dos atentados contra as instituições democráticas ocorridas no último dia 8 de janeiro.

Os crimes investigados são de Associação Criminosa, Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito e Incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais. Durante a investigação, foi possível colher elementos de prova capazes de vincular os investigados na organização e liderança dos eventos.

Além disso, com o cumprimento hoje dos mandados judiciais, a PF considera que será possível identificar eventuais outros partícipes/coautores na empreitada criminosa. Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.