DERROTA NO DETALHE

Marcelo Casanova conquista medalha de prata no Grand Prix de Judô Paralímpico em Portugal

Atleta de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, defende o Recreio da Juventude

Judoca Marcelo Casanova em meio aos demais competidores comemorando a prata no Grand Prix de Almada em Portugal
Foto: Divulgação/Recreio da Juventude

O atleta caxiense Marcelo Casanova conquistou, nesta terça-feira (31), a medalha de prata na classe J-2 até 90kg, na etapa do Grand Prix de Judô Paralímpico, disputado em Almada, em Portugal. Com o segundo lugar, o judoca soma pontos importantes para atingir seu objetivo de participar dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Casanova chegou em Almada como quinto melhor do mundo em sua categoria, que engloba atletas com deficiência visual mas que conseguem definir imagens. A tendência agora é que melhore ainda mais seu ranking a partir da prata conquistada.

Casanova chegou à final depois de passar pelo inglês Evan Molloy nas quartas de final, em vitória por pontos, e pelo ucraniano Dmytro Solovey na semifinal, com um ippon. A decisão foi contra o sul-coreano Jung Min Lee.

Casanova começou melhor a decisão. Depois de o adversário ter sofrido uma punição por falta de combatividade, Marcelo tentou manter o domínio das ações na luta, mas sofreu um contragolpe de Lee, que venceu por ippon, com uma finalização.

Começo melhor, derrota no detalhe

Judoca Marcelo Casanova comemora com a bandeira do Recreio da Juventude a medalha de prata em Grand Prix em Portugal
Foto: Divulgação/Recreio da Juventude

“O Marcelo fez uma excelente competição, fez todas as lutas bem consciente, estava muito preparado. Tivemos um azar no final, onde em um erro de um golpe que ele havia aplicado, deixou exposto o pescoço para o coreano, que não pensou duas vezes em atacar”, avalia o técnico Giovani Cruz. Ele considera que o Ouro escapou no detalhe e que Casanova segue em uma crescente rumo a Paris..

“Mas é um resultado fantástico, porque é um primeiro passo em busca dessa vaga que é muito difícil, em um peso que, sem sombra de dúvidas, é o mais disputado dentro da categoria”, conclui o treinador.