PRIMEIRA RODADA

"Gauchão é muito difícil", diz Luis Suárez após Grêmio vencer o Caxias de virada

Grêmio e Caxias fizeram um jogo bastante equilibrado na abertura do Campeonato Gaúcho.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio começou com o pé direito o Campeonato Gaúcho de 2023. Neste sábado (21), a equipe tricolor venceu o Caxias, de virada, no Estádio Centenário pelo placar de 2 a 1.

Os dois times fizeram um jogo bastante equilibrado. Logo nos primeiros segundos de partida, o Grêmio pressionou a equipe do Caxias e partiu para o ataque. Com um minuto jogado, Campaz cruzou na área, buscando Luis Suárez, mas o goleiro Bruno conseguiu afastar.

Enquanto o Grêmio trocava passes e tentava furar a defesa do Caxias, os donos da casa também tentavam assustar a equipe de Renato Gaúcho. Aos 9 minutos do primeiro o Caxias abriu o placar. Peninha saiu cara a cara com Brenno e furou a defesa gremista para fazer 1 a 0.

Após o gol, o Grêmio seguiu com a mesma postura: troca de passes e posse de bola para chegar na área adversária, mas a marcação da equipe do Caxias dificultava as ações tricolores.

Aos 26 minutos da primeira etapa, o Grêmio consegue empatar. Ferreira acionou Luis Suárez, que apenas tocou na saída do goleiro, que defendeu. Na sobra, Bitello empurrou a bola para o fundo das redes, 1 a 1.

Nos minutos finais do primeiro tempo, poucas finalizações aconteceram.

Segundo tempo

A segunda etapa iniciou movimentada, com as duas equipes tocando a bola com o objetivo de chegar ao ataque.

Aos 8 minutos do segundo tempo, o goleiro Brenno precisou realizar uma grande defesa. Peninha driblou a defesa gremista e chutou forte da entrada da grande área, fazendo o goleiro tricolor espalmar a bola. Na sequência, em cobrança de falta, Marcelo cobrou direto e obrigou Brenno a trabalhar mais uma vez.

Aos poucos, o jogo passou a ficar mais truncado, sem grandes chances de gol. Para tentar a vitória, Renato mexeu na equipe gremista. Quando o Caxias estava melhor na partida… o Grêmio fez o gol da virada, aos 31 do segundo tempo.

A defesa Caxias deu espaço para Luis Suárez, que, após receber passe de Diogo Barbosa, chutou forte para fazer 2 a 1. O Grêmio teve ainda um pênalti a seu favor, depois de Bitello ser derrubado na área. O estreante Everton Galdino, pegou a bola, bateu, mas o goleiro Bruno defendeu.

Nos minutos finais a duas equipes buscaram o ataque, mas encontram dificuldades no último passe e o placar terminou 2 a 1 para o Grêmio.

Coletiva

Após o jogo, Suárez comentou sobre sua estreia no Campeonato Gaúcho. “Gauchão é muito difícil. Os rivais são fortes jogando em casa”, ressaltou.

“Cometo erros também, me apresso para fazer jogo rápido e por vezes posso esperar mais, mas creio que com o passar das partidas vamos nos entendendo melhor”, completou o jogador uruguaio.

Já Renato disse que ficou satisfeito com o desempenho da equipe do Grêmio. Segundo o treinador gremista, o  Caxias foi um adversário difícil.

“O mais importante foi o resultado. Tivemos coisas positivas e negativas, mas início de temporada é isso. Falhas e erros aparecem e isso é normal. Mas eu levo o jogo de hoje pro lado positivo. Principalmente jogando fora de casa contra um adversário que sempre é difícil”, disse.

“Nós temos que melhorar bastante coisa. O Campeonato Gaúcho você não tem que dar show, tem que vencer os jogos. Mas é preciso melhorar, nós sabemos disso”, completou Renato.