Notícia

Jean Paul Prates é aprovado para presidência da Petrobras

Conselho de Administração aprovou ex-senador por unanimidade

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou por unanimidade o nome de Jean Paul Prates para a presidência da estatal nesta quinta-feira (26). Na última terça-feira (24), o Comitê de Elegibilidade, responsável por analisar as indicações para a cúpula da Petrobras, já havia dado o aval para a apreciação.

Com isso, a primeira etapa do processo após a indicação do líder brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, foi concluída com sucesso, e Prates comandará a petroleira de maneira interina. Ele ainda precisará passar pela análise da Assembleia de Acionistas, em reunião marcada para abril.

Para poder assumir a função, Prates renunciou ao cargo de senador também nesta quinta, uma semana antes do fim do mandato formal. O escolhido por Lula assume após a renúncia do ex-presidente Caio Paes de Andrade, que foi indicado ainda por Jair Bolsonaro.

Prates tem 54 anos e é formado em Direito pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e em Economia pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Tem mestrados em Planejamento Energético e Gestão Ambiental pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e em Economia de Petróleo, Gás e Motores pelo Instituto Francês do Petróleo.

Ao longo de sua carreira política, o petista trabalhou em diversos órgãos e agências ligados a questões de energia e petróleo no governo federal – nos primeiros governos de Lula e no de Fernando Henrique Cardoso – e no seu Estado, o Rio Grande do Norte.