AGORA NO TEMPO

Inmet amplia área em alerta amarelo para tempestade no RS

Segundo o Inmet, o alerta de tempestade vale até a manhã de domingo.

O tempo deve seguir instável em parte do Estado neste sábado (28). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ampliou a área em alerta amarelo para o risco de tempestade em parte do Rio Grande do Sul (confira no mapa).

A advertência havia sido emitida ontem à noite. Na manhã de hoje, ela foi ampliada. Segundo o instituto, o alerta para a Costa Doce, Região Sul, Fronteira Oeste e Campanha vale até as 10h de domingo (29).

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, disse o Inmet.

Área em amarelo destaca as cidades em perigo. Crédito: Inmet

O que diz a previsão do tempo

A previsão do tempo da Sala de Situação da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente do RS) indica que, neste sábado (28), o sol predomina e as temperaturas sobem, trazendo calor e abafamento ao Rio Grande do Sul.

A aproximação de uma frente fria pelo oceano favorece áreas de instabilidade na fronteira com o Uruguai. A partir da tarde, as pancadasde chuva se espalham em boa parte do Estado. Elas serão impulsionadas pelo calor e a umidade.

As chuvas podem ser fortes e vir acompanhadas de rajadas pontuais de vento e descargas elétricas. Os temporais mais intensos podem ocorrer nas áreas da Campanha, região Sul e próximo à Lagoa dos Patos.