Fique atento!

Inmet emite alerta de tempestade com granizo no RS

O alerta de tempestade é válido para esta quinta-feira. Há risco de chuva forte e passageira, com ventania e queda de granizo. 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade no Rio Grande do Sul. O forte calor que atinge o Estado deve favorecer a formação de áreas de instabilidade nesta quinta-feira (26). Há risco de chuva forte e passageira, com ventania e queda de granizo.

A quinta já começou tempo instável em áreas da Campanha e fronteira com o Uruguai, devido ao fluxo de umidade e uma área de baixa pressão sobre a Argentina. A tendência é que as instabilidades se espalhem sobre quase todo o RS.

Os temporais podem atingir quase todas as regiões gaúchas. As únicas exceções são parte do Noroeste, a partir de Três Passos até a divisa com Santa Catarina, passando por Passo Fundo, na região Norte até Vacaria, nos Campos de Cima da Serra (veja no mapa abaixo).

Nas outras regiões – Fronteira Oeste, região Central, Campanha, região Sul, Costa Doce, região metropolitana, Vales, Litoral Norte, parte da Serra, parte do Noroeste e parte do Norte do RS, há risco de temporais. Conforme o Inmet, há possibilidade de pancadas de chuva, ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora. Não se descarta a possibilidade de queda de granizo.

Pontualmente, no entanto, podem ocorrer temporais com força suficiente para causar danos por causa do forte calor. Em Porto Alegre, a máxima prevista é de 38°C. Em Guaíba, a máxima será de 35°C. Em Bagé, na Campanha, de 36°C.

O alerta é válido até as 22h desta quinta-feira.

Áreas sob alerta de tempestade

Mapa do Rio Grande do Sul com regiões sob alerta. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS