Risco à saúde

Inmet emite alerta para baixa umidade em parte do RS

As temperaturas se aproximam dos 40°C em várias cidades gaúchas no período da tarde.

A massa de ar seco e quente que atinge o Rio Grande do Sul deve provocar queda da umidade relativa do ar em grande parte do Estado. As temperaturas se aproximam dos 40°C em várias cidades gaúchas no período da tarde. Por causa do risco aos moradores, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para os riscos da baixa umidade em parte do Estado.

Conforme o órgão, a umidade deve variar entre 12% e 20%, o que pode ocasionar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O percentual recomendado para a qualidade da saúde humana é de 60%.

As orientações são para os gaúchos reforçarem a hidratação, tomando bastante líquidos. Não são recomendadas a realização de atividades físicas até as 18h e a exposição ao sol. Use hidratante para pele e umidifique o ambiente

As áreas sob o alerta são a Fronteira Oeste, Campanha, parte da região Central e parte da região Noroeste. O Instituto de Meteorologia alerta para o risco de incêndios.

O que diz a previsão do tempo

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (17) e as temperaturas aumentam gradualmente até o período da tarde, trazendo calor para todas as regiões. A região com as maiores temperaturas será o Oeste gaúcho. Entre a tarde e a noite, há previsão de pancadas de chuva isoladas em pontos da Campanha e entre o Noroeste e o Norte do RS. Há risco de chuva forte e temporais pontuaisentre o Norte e a Serra, principalmente nas áreas mais próximas à divisa com Santa Catarina