Notícia

Fêmea de bugio-ruivo é resgatada com ferimentos em Porto Alegre

Os bugios são uma espécie nativa e estão ameaçados de extinção. Em Porto Alegre, há população nas matas nativas na zona Sul da cidade.

Fêmea de bugio-ruivo é avaliada por dois médicos. Ela está deitada sobre um pano verde. Nas patas, estão ataduras por causa dos ferimentos que o animal sofreu.
Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA

Uma fêmea de bugio-ruivo, da espécie Alouatta guariba, foi capturada na manhã desta quarta-feira (18), no bairro Azenha, na zona sul de Porto Alegre. O animal foi encontrado na rua Nunes Machado e apresenta lesões nos quatro membros.

Avistado pela primeira vez na semana passada, no bairro Glória, o animal vinha sendo monitorado pelos técnicos da Equipe de Fauna Silvestre da Smamus (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade).

O bugio quase foi resgatado ontem (17), mas não foi possível a captura. A fêmea foi levada ao Núcleo Preservas, iniciativa ligada ao Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que é voltada a animais silvestres.

“O bugio Alouatta guariba é uma espécie nativa, ameaçada de extinção, com ocorrência nas matas nativas na zona Sul da cidade. Não é comum encontrar exemplares nesta região de Porto Alegre, o que leva à hipótese de fuga ou de que alguém tenha trazido o animal da mata para cidade. O menos provável seria dispersão da zona extremo sul”, explica a bióloga Soraya Ribeiro, chefe da Equipe de Fauna Silvestre.

A fêmea receberá tratamento e será acompanhada até sua plena recuperação. Posteriormente, ela será solta na natureza.

Perseguir ou maltratar a fauna silvestre é crime ambiental, de acordo com a lei federal 9.605/98, de crimes contra o meio ambiente, com penas que variam de multa até detenção. Ao identificar um animal silvestre ferido ou em risco, a Smamus pode ser acionada pelo telefone (51) 3289-7517 e pelo canal 156 aos finais de semana.