Fique atento!

Defesa Civil e INMET alertam para novos temporais no RS

Novamente há risco de chuva intensa e passageira, vendavais e queda de granizo em parte do RS. 

A Coordenadoria de Defesa Civil do Rio Grande do Sul e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiram alertas para a possibilidade de novos temporais. Há risco de chuva intensa e passageira, vendavais e queda de granizo em parte do RS. Ontem, uma tempestade com ventos intensos causou vários estragos em Harmonia, no Vale do Caí.

Conforme a coordenadoria, a Metade Norte do Estado pode ter ocorrência de tempestades. São esperadas chuvas intensas, mas localizadas, acompanhadas de descargas elétricas (raios). O órgão de proteção adverte para a possibilidade de ventos de até 80 quilômetros por hora. Pode ocorrer queda de granizo.

Estão ná área do alerta as regiões Noroeste, Norte, Serra gaúcha, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Vale do Caí, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, região metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e parte da região Central e da Costa Doce. A advertência da Defesa Civi é válida até as 19h30 da noite deste domingo (29).

“Alerta de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 80 km/h e eventual queda de granizo, nas áreas em vermelho do mapa. Válido até as 18h30 do dia 29/01/23. Emergência ligue 190/193”, diz o alerta do órgão.

O INMET também emitiu alerta para a possibilidade de temporais, com chuva intensa, queda de raios, ventos e queda de granizo. As áreas sob os alertas amarelo são as mesmas apontadas pela Defesa Civil do RS.

No entanto, segundo o Instituto de Meteorologia, as tempestades mais intensas devem ficar concentradas nos municípios mais próximos da divisa com Santa Catarina. Estão na advertência laranja as regiões Noroeste, Norte, Serra e parte do Litoral Norte.