JANEIRO BRANCO

Comitê Umami destaca relação entre Saúde Mental e alimentação

Segundo a organização, incluir alimentos com Umami favorece um melhor bem-estar psicológico

“Janeiro Branco” foi o nome dado ao movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Com a máxima “a vida pede equilíbrio”, o objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

E quando se fala em saúde, o imaginário social relaciona este tipo de cuidado com a intervenção terapêutica, no diálogo com um psicólogo, ou também com o uso de medicamentos a partir da prescrição de um psiquiatra. Com certeza esta ajuda é fundamental. Mas, com o avanço dos estudos sobre o tema, cada vez se descobre a influência de outros fatores na obtenção de uma boa saúde mental.

Um deles, sem dúvida, é a alimentação. Hábitos alimentares saudáveis impactam diretamente no nosso cérebro, por isso a importância de transformar o ato de comer em uma experiência ainda mais prazerosa, e, assim, poder melhorar o controle de emoções, a disposição, a energia, o humor e a memória.

“Ao ingerirmos alimentos com altos teores de açúcar, gorduras, grãos refinados e bebidas com cafeína podemos aumentar nossos níveis de estresse”, destaca a nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura. Segundo a nutricionista, para ajudar no alívio da irritabilidade do dia a dia, é recomendado ter uma alimentação equilibrada, priorizando o consumo de carnes magras, frutas, legumes, vegetais, grãos integrais, oleaginosas e ovos.

Ainda assim, é muito importante lembrar que comer bem não substitui o acompanhamento com profissionais das áreas de psicologia e psiquiatria.

Quinto sabor

O Comitê Umami do Brasil surgiu com o objetivo de popularizar nacionalmente o quinto gosto básico do paladar humano. A organização explica que o “Umami” descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.

O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Segundo o Comitê, incluir alimentos com esse componente favorece uma melhor Saúde Mental. “Uma ótima opção para melhorar nossa rotina alimentar é incluir na dieta alimentos ricos em umami, como tomate, brócolis, milho, ervilha, peixes, frango e cogumelos, que, além de proporcionarem benefícios por conta de seus nutrientes, aumentam a saciedade e prolongam um gosto saboroso no paladar”, destaca Miura.