ECONOMIA

Comércio do RS apresenta recuo de 0,6% em novembro

O consumidor, porém, está otimista sobre os próximos meses

Mesmo com a Black Friday, o comércio varejista do Rio Grande do Sul apresentou recuo de 0,6% entre novembro e o mês anterior. O indicador é o mesmo encontrado no varejo ampliado. Já o comércio varejista registrou avanço de 1,1% no acumulado do ano, isto é, na comparação entre o período que vai de janeiro a novembro de 2022 e o mesmo período de 2021. No mesmo período de análise, o varejo ampliado registrou queda de 0,6%.

Segundo a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, esta diferença se dá porque o varejo ampliado incorpora as vendas de veículos, automóveis, partes e peças e materiais de construção. E estes segmentos vêm apresentando desempenho negativo.

Como o Natal, segundo os representantes do setor, também ficou a quem das expectativas, a tendência é que o resultado do ano se mantenha nesse patamar. A Federação Varejista do Rio Grande do Sul destaca que este quadro ocorre em meio a queda na confiança do empresariado em relação aos rumos da gestão econômica do país.

“As projeções para inflação de 2023 estão sendo revisadas para cima e, com isso, os especialistas já preveem que o Banco Central deverá adiar para o terceiro trimestre de 2023 a redução da taxa SELIC”, prevê o presidente da entidade, Ivonei Pioner.

O consumidor, porém, está otimista sobre os próximos meses. O componente das expectativas chegou a ultrapassar a marca dos 100 pontos, indicando que a maioria dos consumidores tem boas perspectivas.

Mais empregos

A Federação destaca que, apesar do resultado mensal negativo, o setor do comércio registrou a criação de 106 mil vagas pelo em novembro. Esse foi o melhor resultado mensal desde o início de 2022, e o melhor resultado entre os setores da economia. Atrás do comércio, o setor de Serviços registrou a criação de 92 mil vagas.