Virada no tempo

Chuva derruba temperatura após calorão de 37,8°C em Porto Alegre

A tendência, no entanto, é que a sexta-feira volte a ter calor muito intenso em todo o Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre.

A chuva que atingiu Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (26) ajudou a derrubar – um pouco – as temperatuas. A tendência, no entanto, é que a sexta-feira volte a ter calor muito intenso em todo o Rio Grande do Sul. A expectativa é que a máxima se aproxime ainda mais dos 40°C na região metropolitana.

Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima na Capital gaúcha chegou a tórridos 37,8°C. O registro oficial é feito no bairro Jardim Botânico, uma área mais afastada do Centro. Pelo segundo dia consecutivo, Porto Alegre foi a capital de estado mais quente do país, desbancando cidades do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

Depois da chuva, a temperatura caiu para 31,5°C às 18h, uma queda de 6°C. A previsão para as próximas horas indica condições de tempo nublado, com possibilidade de pancadas de chuva. A temperatura deve ficar um pouco menor, caindo para em torno dos 26°C até as 23h, e chegando aos 24°C antes do amanhecer de sexta-feira.

A quinta-feira foi mais quente que a quarta, quando foi registrada temperatura de 36,8°C. Foi o dia mais quente em Porto Alegre desde 16 de janeiro de 2022, quando a máxima foi de 40,1°C.

O tempo quente e abafado é causado por uma onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (27), o calor segue predominando. As pancadas de chuva voltam a atuar em áreas da Campanha, da região Sul, Centro, Vales e Serra gaúcha. Há, novamente, risco de temporais pontuais nas áreas da fronteira com o Uruguai e Oeste gaúcho.