Passagem na hora

Cartões TRI e SIM podem ser recarregados via PIX

Cartões de passagem TRI e SIM são aceitos nas estações do metrô, nos ônibus e nas lotações de Porto Alegre.

Porto Alegre, RS | 26.set.2022 | Recarga integrada entre os cartões TRI e SIM. Foto: Patrick Bragé / Trensurb

Os cartões TRI (Transporte Integrado) – do transporte urbano de Porto Alegre – e SIM (Sistema Integrado Metropolitano) – que permite integração com a Trensurb – podem ser recarregados por meio de pagamento instantâneo. A adoção do PIX como método de recarga era uma demanda dos usuários.

Conforme a ATP (Associação dos Transportadores de Passageiros) e a Trensurb, a nova forma de pagamento não tem taxa para os cartões de Passagem Antecipada. O valor mínimo de recarga é de R$ 20. O crédito fica disponível no validador do ônibus ou da estação de trem em até 30 minutos.

Para fazer a operação, é necessário fazer o download do app para Android ou iOS ou acessar tripoa.net.br. Além do PIX, os cartões de transporte possuem outras formas de pagamento. É possível fazer a recarga no débito, com taxa de 2% do valor da compra; no crédito, com taxa de 2,5% do valor da compra; e por meio de boleto, com taxa fixa de R$ 2,40.

Os cartões TRI e SIM Passagem Antecipada são aceitos nos bloqueios do metrô e em todos os ônibus urbanos e lotações de Porto Alegre. Eles dão direito a desconto nas integrações do metrô com os coletivos da Capital.

Cartão SIM na bilheteria do metrô

Desde setembro de 2022, é possível fazer o cartão SIM Passagem Antecipada, gratuitamente, nas bilheterias de qualquer uma das estações da Trensurb. Basta que o usuário apresentar um documento com CPF para sair, na hora, com seu novo cartão.

O método, no entanto, é válido apenas para a primeira via do cartão. A segunda via deve ser solicitada, junto com o cancelamento da primeira, por meio do site ou app do TRI.