DINHEIRO

Cartão Cidadão: Beneficiários do Devolve ICMS recebem pagamento neste sábado

Os beneficiários do Devolve ICMS recebem o primeiro depósito deste ano no Cartão Cidadão.

Cartão Cidadão do Devolve ICMS. Fotos: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Os beneficiários do Devolve ICMS recebem o primeiro depósito deste ano no Cartão Cidadão neste sábado (14). No total, há 617 mil famílias cadastradas no programa, segundo o governo do Rio Grande do Sul.

Nesta rodada, o governo do Estado devolverá aos contribuintes de baixa renda o montante de R$ 66,3 milhões. Este é o quinto repasse de recursos do Devolve ICMS desde a sua criação, em 2021.

O valor está divido em duas modalidades de pagamento:

  • Parcela fixa – Valor fixo de R$ 100, depositado para todos os titulares do programa.
  • Parcela variável – Quantia que varia conforme o volume de notas fiscais com CPF solicitadas pelos beneficiários nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022.

Ampliação 

Segundo o governo do Estado, após a última atualização da base de cadastro, mais de 92 mil famílias foram incluídas no programa. Esse grupo poderá resgatar o Cartão Cidadão a partir de 23 de fevereiro nos pontos de entrega (veja abaixo). O novo cartão já estará carregado com o pagamento da parcela de janeiro.

Pelo mesmo motivo, também houve o reingresso de mais de 12 mil titulares ao Devolve ICMS – ou seja, pessoas que recuperaram o direito de receber o benefício. Este grupo, no entanto, seguirá utilizando o cartão antigo.

Têm direito ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que recebam o benefício do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) ou nas quais o titular familiar tenha algum dependente matriculado na rede estadual de Ensino Médio. Clique aqui para consultar se você tem direito ao benefício.

Conforme o governo gaúcho, incluindo os novos beneficiários do Devolve ICMS, há mais de 219 mil pessoas que ainda não retiraram o Cartão Cidadão nos pontos de distribuição do Estado. Em Porto Alegre, município com o maior número de beneficiários, há 32 mil cartões à espera do resgate por parte dos titulares. As entregas seguem ocorrendo normalmente em todos os municípios gaúchos.

Para retirar o cartão, o usuário precisa apresentar um documento de identificação oficial com foto e número de CPF.

• Em Porto Alegre, a entrega dos cartões é feita pelo Banrisul na sede da FGTAS (Borges de Medeiros, 521). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

• Em Canoas, segundo município com mais titulares, as entregas ocorrem no prédio da Secretaria Municipal de Fazenda (Getúlio Vargas, 5001). O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

• Nos demais municípios, as entregas ocorrem em agências do Banrisul. Confira o local e o horário de entrega aqui.