DINHEIRO

Confira calendário do saque-aniversário do FGTS 2023

Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aos poucos começam a ter acesso à cota de 2023.

As retiradas ocorrem conforme o mês de aniversário do trabalhador. Cerca de 1,3 milhão de cotistas nascidos em janeiro podem fazer o saque a partir desta segunda-feira (2).

Criada em 2019 e em vigor desde 2020, essa modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa.

O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

Valores

O valor que o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário tem direito de retirar a cada ano depende do saldo em cada conta do FGTS.

Para contas com saldo de até R$ 500, poderá ser retirado 50% do total. A partir daí, o percentual cai, mas será paga um valor fixo adicional, que aumenta conforme o saldo total.

Como sacar

A Caixa orienta o resgate por meio do aplicativo FGTS. Nesse caso, o trabalhador pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco. A operação não tem custo.

As retiradas podem ser feitas nas casas lotéricas e terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão. Quem tem Cartão Cidadão e senha pode sacar nos correspondentes Caixa Aqui, caso esses estabelecimentos estejam autorizados a abrir. Basta apresentar documento de identificação.

Confira o calendário do saque-aniversário:

Mês de nascimento        Período de pagamento

Janeiro                           2 de janeiro a 31 de março

Fevereiro                       1º de fevereiro e 28 de abril

Março                            1º de março a 31 de maio

Abril                               3 de abril a 30 de junho

Maio                               2  de maio a 31 de julho

Junho                            1º de junho a 31 de agosto

Julho                              3 de julho a 29 de setembro

Agosto                           1º de agosto a 31 de outubro

Setembro                       1º de setembro a 30 de novembro

Outubro                          2 de outubro a 29 de dezembro

Novembro                      1º de novembro a 31 de janeiro de 2023

Dezembro                      1º de dezembro a 29 de fevereiro de 202