Boletim meteorológico

Boletim meteorológico: Rio Grande do Sul terá calor e pouca chuva

A perspectiva ainda é de muito calor e com pouca chuva nos próximos sete dias.

Foi divulgado o Boletim Meteorológico com a previsão para os próximos sete dias no Rio Grande do Sul. A perspectiva ainda é de muito calor e com pouca chuva. O boletim é desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.

A previsão é que, até o domingo (15), as regiões do Estado registre grande variação de nuvens. O motivo é a passagem lenta de um sistema de baixa pressão, que provocará pancadas de chuva e trovoadas. Há possibilidade de temporais isolados, sobretudo no Oeste e Metade Norte do Estado. Para esta sexta-feira, há possibilidade de temporais no RS.

Na segunda (16) e terça-feira (17), o tempo seco vai predominar. As temperaturas voltam a se elevar muito e ficam acima de 35°C em diversas regiões. Na quarta-feira (18), a aproximação de uma nova frente fria favorecerá maior variação da nebulosidade. No entanto, são esperadas mais pancadas isoladas de chuva, sem chance de mudar o quadro de estiagem.

Os volumes esperados deverão oscilar entre 15 e 35 mm na maioria das localidades do Estado. No Noroeste e nos Campos de Cima da Serra, os valores deverão oscilar entre 35 e 50 mm e poderão alcançar 60 mm em alguns municípios as Missões e Vale do Uruguai.

Chuva isolada em uma lavoura. Foto: Fernando Dias / Secretaria da Agricultura

Quadro de estiagem deve se agravar

Conforme noticiado pelo Agora RS ontem, o quadro de estiagem no Estado está condicionado ao fenômeno La Niña, que causa a redução da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico equatorial. De acordo com a última atualização do IRI (International Research Institute for Climate and Society), a La Niña ainda continuará ativa no início deste ano. Os dados foram divulgados pela Sala de Situação da SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), no Boletim Hidrometeorológico Mensal.

Na prática, as chuvas tendem a seguir ocorrendo de forma irregular sobre o RS no mês de janeiro e, mesmo que ocorram acumulados significativos em parte do estado, ainda não será o suficiente para amenizar a condição de estiagem.

Em fevereiro, a previsão é de que as chuvas comecem a retornar para o estado, no entanto sua distribuição ainda deve ser irregular, ou seja, com volumes concentrados em áreas específicas. Neste mês, os volumes mais significativos devem ser registrados em parte da Campanha e, também, no Norte e no Leste gaúcho, onde os acumulados ficam acima da média. Nas demais áreas os volumes ainda ficarão abaixo do esperado, principalmente no extremo Sul.

Já em março, com a La Niña consideravelmente enfraquecida, as chuvas tendem a ser mais regulares e com volumes mais expressivos em comparação ao mês anterior. Desta forma, a previsão é de chuvas acima da média em boa parte do estado, em uma área que se estende pela faixa central, de Oeste a Leste. Apenas no extremo Norte e áreas da fronteira com o Uruguai os acumulados ainda ficam abaixo da média.