Calorão no RS

INMET emite aviso por onda de calor e baixa umidade no RS

Uma massa de ar seco e quente deixa o tempo estável em todo o Rio Grande do Sul. Há risco à saúde por causa dos baixos níveis de umidade relativa do ar e do intenso calor.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu duas advertências por causa do intenso calor no Rio Grande do Sul. Conforme a previsão, a atuação de uma massa de ar seco e quente deixa o tempo estável em todo o Estado. Há risco à saúde por causa dos baixos níveis de umidade relativa do ar.

Conforme o órgão nacional de meteorologia, o RS vai enfrentar uma nova onda de calor neste fim de janeiro. O alerta é para as altas temperaturas entre esta terça (24) e a quinta-feira (26). Quase todo o Estado deve ter temperaturas acima da média. Nesta terça-feira, as temperaturas na região da Fronteira Oeste, por exemplo, podem chegar perto dos 40°C.

As máximas podem ficar até 5°C acima da média para esta época do ano. As regiões sob o aviso de onda de calor são: Fronteira Oeste, Campanha, região Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, região Noroeste, região Norte, parte da Serra, parte da região metropolitana, parte da Costa Doce e parte da região Sul do RS. As cidades mais próximas do oceano e da Lagoa dos Patos terão temperaturas um pouco menores.

Áreas em alerta por causa da onda de calor

Mapa do Rio Grande do Sul com alerta para onda de calor. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Além do calor, há risco para a saúde devido à queda da umidade relativa do ar. Os níveis podem atingir níveis críticos, ou seja, abaixo de 20%, em regiões da Fronteira Oeste, Campanha e região Central do RS. Nas outras regiões, os percentuais também são de risco, variando entre 20% e 30%. Novamente, apenas as cidades próximas da Costa Doce e do mar é que terão índices melhores de umidade, variando entre 60 e 75%.

A orientação é que a população evite a exposição ao sol e reforce a ingestão de líquidos. Os baixos percentuais de umidade podem ocasionar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Não são recomendadas a realização de atividades físicas até as 18h e a exposição ao sol. Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Áreas em alerta para baixa umidade

Mapa do Rio Grande do Sul com alerta para baixa umidade. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS