Instabilidade

Alerta de tempestade em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira

Conforme alerta de tempestade, quase todo Rio Grande do Sul tem risco de pancadas intensas de chuva, acompanhadas de vento forte e queda de granizo

Compartilhe:

O Rio Grande do Sul recebeu novo alerta de tempestade nesta quinta-feira (12). As instabilidades podem atingir todo o território gaúcho, com chuva intensa e passageira, ventos intensos e até queda de granizo. O aviso é válido até a manhã de sexta-feira (13).

Para esta quinta-feira, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de tempestade e um alerta amarelo. Importante sempre destacar que esse tipo de comunicação é preventiva e visa deixar a população de sobreaviso para a ocorrência de temporal. O objetivo fim é a tomada atitudes preventivas que evitem situações de risco.

A área do alerta temporal na cor laranja engloba quase todo o Estado do Rio Grande do Sul. Há risco de pancadas intensas de chuva, acompanhadas de vento forte e queda de granizo. Ainda de acordo com o Instituto, há risco de danos em residências, plantações e possibilidade de alagamentos.

As regiões em alerta são Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, Costa Doce, região Central, região metropolitana, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Vale do Caí, parte do Vale do Paranhana, parte do Vale do Sinos, parte do Litoral Norte, parte da Serra gaúcha, parte do Norte e parte do Noroeste do RS.

Já a área do alerta de temporal na cor amarela abrange as localidades que não estão no alerta laranja: parte do Vale do Paranhana, parte do Vale do Sinos, parte do Litoral Norte, parte da Serra gaúcha, parte do Norte e parte do Noroeste do RS. Isso quer dizer que o risco de ocorrência de temporais é menor, mas ainda existe risco de células de tempestade isoladas. Conforme o órgão de meteorologia, podem ser registradas pancadas de chuva intensas, rajadas de vento e é baixo o risco para queda de granizo.

Na terça-feira passada (10), o INMET emitiu advertência para temporais isolados no Estado. A previsão se confirmou e várias cidades gaúchas registraram queda de granizo.

Áreas sob alerta do INMET

Mapa do Rio Grande do Sul com alerta de tempestade válidos nesta quinta-feira.
Mapa do Rio Grande do Sul com alerta de tempestade válidos nesta quinta-feira. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O que diz a previsão do tempo

O calorão toma conta do Rio Grande do Sul agora à tarde. Segundo a previsão, o sol aparece na maior parte do Estado.

Ao longo desta quinta, áreas de instabilidade provocam o aumento de nuvens no Estado. A chuva começa na Fronteira Oeste e ao poucos de espalha pelo território gaúcho. A previsão aponta que a combinação de ar quente e atmosfera mais úmida traz chuva irregular e mal distribuída para a maioria das regiões.


Compartilhe: