Temporal no RS

INMET emite alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul

Conforme o INMET, podem ocorrer chuvas intensas, rajadas de vento e até queda de granizo em parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira.

O Rio Grande do Sul recebeu dois alertas para a possibilidade de tempestades nesta terça-feira (10). As advertências emitidas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) são válidas para parte do Estado entre hoje e a madrugada e manhã de quarta-feira (11).

Conforme o órgão de meteorologia, os temporais podem atingir Norte, Serra, do Litoral Norte, região metropolitana, Costa Doce e parte da região Sul. Importante sempre destacar que os alertas são preventivos e visam deixar a população de sobreaviso sobre a possibilidade de ocorrência de tempestades.

A área com maior risco pontencial recebeu um alerta laranja, de tempestade. Podem ocorrer chuvas intensas, de até 100 milímetros de precipitação e rajadas de vento entre 60 a 100 quilômetros por hora. Ainda de acordo com o Instituto, há risco de queda de granizo, danos em residências, plantações e possibilidade de alagamentos.

O alerta laranja de tempestade é válido para cidades da Serra, Campos de Cima da Serra, Litoral Norte, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, região metropolitana de Porto Alegre, Costa Doce e parte da região Sul do Estado.

Na região Norte, foi emitido um alerta amarelo de tempestade. Isso quer dizer que o risco de ocorrência de temporais é menor, mas existe a possibilidade da formação de células de tempestade. Conforme o órgão de meteorologia, podem ser registradas pancadas de chuva intensas, rajadas de vento e é baixo o risco para queda de granizo.

Áreas sob alerta do INMET

Mapa do Rio Grande do Sul com alerta de tempestade válidos nesta terça-feira.
Mapa do Rio Grande do Sul com alerta de tempestade válidos nesta terça-feira. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O que diz a previsão do tempo

A terça-feira (10) inicia com tempo firme e predomínio de sol na maior parte do Rio Grande do Sul. Apenas em áreas próximas ao Centro do Estado e extremo Oeste as pancadas de chuva já atuam.

No período da tarde, as pancadas de chuva se espalham para todas as regiões gaúchas. Podem ocorrer pancadas de chuva forte na metade Norte do Estado, principalmente entre o Norte e o Nordeste (Serra, Litoral e região metropolitana de Porto Alegre).

As temperaturas se elevam até a tarde, trazendo sensação deabafamento, especialmente no Oeste.