WE REMEMBER

Ação em partida entre Grêmio e Brasil de Pelotas marca Semana em Memória das Vítimas do Holocausto

A ação será realizada novamente, desta vez, no Estádio Beira Rio, no confronto entre Internacional e São Luiz.

Representantes da comunidade judaica do Rio Grande do Sul participaram da ação na Arena do Grêmio. Foto: Divulgação

Antes de começar a partida entre Grêmio e Brasil de Pelotas desta quarta-feira (25), membros da comunidade judaica entraram no gramado da Arena do Grêmio carregando uma faixa com a mensagem “We Remember” (Nós Lembramos, em português).

Essa é uma das ações da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) em alusão ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, dia 27 de janeiro, próxima sexta-feira. Neste ano, completam-se 78 anos da liberação pelas tropas soviéticas do Campo de Extermínio de Auschwitz-Birkenau, em 1945.

“É uma grande emoção participar deste momento aqui na Arena, estádio do meu time do coração. Me sinto homenageando a cada vítima do Holocausto. Espero despertar nas pessoas a importância de lembrarmos do que aconteceu. Para que nunca mais se repita, tem que lembrar”, disse Sheila Naiditch, integrante da comunidade judaica, que entrou no estádio carregando a faixa.

Presidente da Firs, Marcio Chachamovich explica que o objetivo da ação é sensibilizar a população para que o tema não caia no esquecimento. “Lembrar toda a sociedade é de extrema importância para que esta barbárie jamais se repita”, ressaltou.

Chachamovich destacou que o ato é imprescindível, também, para que a tragédia não se torne banal para a sociedade.

“Hoje, lamentavelmente, temos ouvido com frequência comparações de diferentes atos com o Holocausto. Absolutamente nada se compara ao pior massacre já visto na história da humanidade”, completou.

Neste sábado (28), a ação será realizada novamente, desta vez, no Estádio Beira Rio, no confronto entre Internacional e São Luiz.