Às escuras

Mais de 80 mil clientes ficam sem luz após temporais no RS

Os dados são apenas da área de concessão da CEEE Equatorial. A RGE Sul, não divulgou quantos clientes estão com o fornecimento interrompido.

Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul deixaram mais de 80 mil unidades consumidoras sem energia elétrica neste sábado (28). Os dados são apenas da área de concessão da CEEE Equatorial. A RGE Sul, que é administrada pelo Grupo CPFL, não divulgou informações sobre quantos clientes estão com o fornecimento interrompido.

As instabilidades atingiram várias regiões do Estado. Em Harmonia, no Vale do Caí, o vento forte causou destelhamentos, queda de árvores e cortes nas redes de distribuição. Em Piratini, na região Sul, foi registrada queda de granizo.

Conforme a CEEE Equatorial, equipes estão mobilizadas para atender as regiões atingidas pelas tempestades. Foram registradas chuvas intensas e descargas atmosféricas na área de concessão da companhia. As áreas mais afetadas são a região Sul, Centro Sul e Metropolitana.

Até o último balanço, 86 mil clientes estavam sem energia na área de concessão. A região metropolitana registrava o maior número, com 57 mil unidades consumidoras desconectadas da rede. Na região Sul eram 15 mil e mais 7 mil no Centro Sul gaúcho.

O município mais atingido é Porto Alegre, com 35 mil unidades consumidoras desligadas. A região mais afetada é a zona sul da Capital. Na sequência, estão Eldorado do Sul (7 mil), Viamão e São Jerônimo (5 mil clientes sem energia cada).

A CEEE Equatorial ainda não tem uma previsão de quando vai conseguir normalizar o abastecimento de energia. No entanto, técnicos da empresa estão atuando para resolver as interrupções na rede de distribuição.