ERS-486

Trânsito: Rota do Sol terá bloqueios totais em Itati

A Rota do Sol terá bloqueios no trânsito para ações de preservação da fauna. Os bloqueios na rodovia começam a partir desta terça-feira (13).

O Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem)  informou que o trânsito na Rota do Sol (ERS-486), em Itati, terá bloqueios totais a partir desta terça-feira (13).

Segundo o Daer, as interrupções ocorrem até a próxima segunda-feira (19) durante alguns minutos entre as 6h30 e 8h e 16h30 e 18h30.

A ação faz parte dos estudos que monitoram o atropelamento de animais silvestres na Rota do Sol e ocorre no trecho onde estão instaladas as travessias subterrâneas e aéreas para anfíbios. O Daer disse que até março de 2023, devem ser realizados bloqueios mensais.

O monitoramento é uma exigência do Ministério Público e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a operação da rodovia, que atravessa a Reserva Biológica Mata Paludosa.

Nela, vivem diversas espécies em risco de extinção, tais como a perereca-castanhola, perereca-risadinha e perereca-macaca.