BOLETIM METEOROLÓGICO

Tempo: próximos dias serão marcados por calorão e chuva irregular no RS

Boletim meteorológico aponta tempo abafado e pouca chuva no Rio Grande do Sul nos próximos dias.

Imagem de Porto Alegre. Foto: Rosana Klafke/Sem Roteiro/Agora RS

Os próximos dias serão marcados por calorão e umidade, provocando chuva isolada no Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim meteorológico divulgado pela Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

Conforme o boletim, a chuva ocorrerá de forma irregular no território gaúcho, chove em um bairro e no outro não, por exemplo.

Nesta sexta-feira (2) e o sábado (3), a propagação de uma frente fria no oceano manterá a nebulosidade e deverão ocorrer pancadas de chuva e trovoadas isoladas pelo Rio Grande do Sul.

No domingo (4), a umidade e o calor predominarão em todo o Estado, porém, ocorrerão períodos de céu encoberto com possibilidade de pancadas isoladas de chuva, associadas ao forte calor, na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral Norte.

Na segunda-feira (5), a presença da massa de ar quente e úmido manterá as temperaturas elevadas, com máximas acima de 35°C em diversas regiões do Estado, segundo o boletim.

Na terça (6) e quarta-feira (7), o calor vai seguir predominando e o deslocamento de uma nova área de baixa pressão favorecerá a maior variação de nuvens no Rio Grande do Sul, com períodos de céu encoberto e pancadas de chuva e trovoadas, principalmente entre a tarde e à noite.

De acordo com a Seapdr, os volumes de chuva esperados deverão oscilar entre 15 e 20 mm na maioria das regiões do Estado.

No Alto Uruguai, Planalto e na Serra, os volumes de chuva oscilarão entre 35 e 60 mm, podendo superar os 70 mm em algumas localidades do Litoral Norte e nos Campos de Cima da Serra.