BOLETIM METEOROLÓGICO

Tempo: próximos dias serão marcados por calor e umidade no RS

O tempo vai mudar aos poucos em diversos pontos do Rio Grande do Sul. Além do forte calor, há risco de temporal no Estado.

Imagem de Porto Alegre. Foto: Fernando de Arruda Pereira/Especial

O tempo vai mudar aos poucos em diversos pontos do Rio Grande do Sul com a chega de áreas de instabilidade, o motivo é a aproximação de uma frente fria.

O calor e a umidade devem prevalecer no território gaúcho nos próximos dias, segundo o boletim divulgado pela Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

Nesta sexta-feira (23) e sábado (24), a presença de uma massa de ar seco manterá o tempo firme, com forte calor em todo o Estado, de acordo com o boletim. Há risco de temporal com granizo na Fronteira Oeste e na Campanha, o fenômeno deve ocorrer de forma isolada.

No domingo (25), o deslocamento de uma frente fria favorecerá o aumento da nebulosidade e deverão ocorrer pancadas de chuva e trovoadas, com possibilidade de temporais isolados no Rio Grande do Sul.

Na segunda-feira (26), o ingresso de ar seco afastará a nebulosidade da maioria das regiões do Estado, mas ainda ocorrerão pancadas de chuva na Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte e Norte.

Na terça (27) e quarta-feira (28), o tempo seco e quente vai predominar em todo o Rio Grande do Sul, afirmou o boletim.

Segundo a Seapdr, os volumes de chuva previstos deverão ser inferiores a 10 mm na Campanha, Fronteira Oeste e Missões.

No restante do Estado, os volumes de chuva deverão oscilar entre 15 e 30 mm, e poderão superar 40 mm em alguns municípios da Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra.