Previsão

Sexta-feira será de pancadas de chuva em parte do Rio Grande do Sul

Os maiores volumes devem ocorrer entre a região metropolitana, a Serra e o Litoral Norte. Precipitações, no entanto, não devem passar dos 15 milímetros.

Uma nova frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (16), aponta a previsão do tempo. Ao contrário das outras semanas, não há alerta para temporais para o RS pois o sistema de instabilidade é fraco.

As chuvas devem se concentrar na Metade Norte do RS. Os maiores volumes devem ocorrer entre a região metropolitana, a Serra e o Litoral Norte. Não se descarta a ocorrência de trovoadas ou pancadas fortes de chuva, mas a ocorrência de fenômenos adversos, se ocorrer, será bem isolada.

Para Porto Alegre, por exemplo, são estimados 10 milímetros de chuva a partir da tarde. As temperaturas variam entre 20°C e 26°C. Para Sapiranga, no Vale do Sinos, a precipitação não deve chegar aos 15 milímetros, com chuvas entre a tarde e a noite e com temperaturas entre 19°C e 26ºC.

A previsão indica que há possibilidade de pancadas de chuva na região da Estação Ecológica do Taim, que vem sendo atingida por um incêndio na vegetação desde segunda-feira (12). Mas o volume é bem baixo: 5 milímetros, com chuva rápida. As temperaturas variam entre 15°C e 25°C em Santa Vitória do Palmar. Chama atenção a força do vento, no sentido sudeste e que pode chegar aos 35 quilômetros por hora.

No restante do estado, o sol atua entre nuvens. Em Alegrete, a sexta-feira será de sol e poucas nuvens, com máxima de 18°C e máxima de 33°C. Situação similar ao que ocorre em Três Passos, onde as temperaturas variam entre 15 e 30°C, sem previsão de chuva. Por fim, em Santa Maria, a mínima fica em 17°C e a máxima em 30°C, em dia de poucas nuvens e nada de chuva.

No sábado (17), uma massa de ar seco e frio continua deixando as mínimas baixas para esta época do ano no começo da manhã e com pouca elevação na parte da tarde, por conta da variação da nebulosidade. O tempo ficará firme na maioria das regiões, apenas com chuva no sul do estado e faixa litorânea. A tendência é que as instabilidades retornem no domingo (18).