falta de água

Serviços do DMAE vão deixar bairros da zona norte de Porto Alegre sem água

O serviço que deve afetar mais bairro está marcado para ocorrer na quarta-feira, quando será feito o reparo de uma tubulação.

A realização de serviços programados pelo DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) deve afetar o abastecimento em bairros da zona norte de Porto Alegre entre segunda (5) e quinta-feira (8). A maior intervenção está marcada para ocorrer na quarta-feira, quando uma estação de bombeamento de água tratada será desligada para reparo de uma tubulação. A agenda, no entanto, poderá ser reprogramada por motivos técnicos ou climáticos, como previsão de chuva.

O primeiro serviço está programado para segunda-feira (5), devido ao corte de redes antigas de água. O serviço afetará o abastecimento de água nos bairros Farrapos e Humaitá, que terão abastecimento interrompido às 7h da manhã. Os cortes de tubulações antigas ocorrem nas esquinas da rua Irma Maria José Trevisan com a rua José Luiz Garcia e com a rua Bertholdo Mario Thebich. O DMAE estima que a água retornará no período da noite.

Na terça-feira (6), será feita a interligação de redes de uma adutora, na esquina entre a avenida Sertório e rua Ouro Preto. O bairro Jardim Floresta e parte do bairro Anchieta terão o abastecimento interrompido, a partir das 6h. Segundo o DMAE, no entanto, essa interligação será apenas para a lavagem da nova adutora. Em outra data, será feita nova interligação e haverá o corte da antiga adutora em fibrocimento. A previsão é normalizar o abastecimento à noite.

Na quarta-feira (7), estão previstos serviços que podem afetar a distribuição de água em 16 localidades da zona norte de Porto Alegre. O DMAE irá realizar o conserto de um vazamento em tubulação interna da EBAT (Estação de Bombeamento de Água) Sarandi, localizada na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 534. O abastecimento será interrompido ainda na madrugada, às 4h da manhã. A rede precisa ser esvaziada para a realização do conserto.

O desligamento da estação de bombeamento vai interromper o fornecimento de água para os bairros Jardim Itu, Jardim Sabará, Parque do Arvoredo, Jardim Planalto, Sarandi, Vila Passo da Mangueira, Passo das Pedras, Jardim Ingá, Vila Operária, Vila Metralhadora, Rubem Berta, Parque Santa Fé, Vila Alexandrina, Vila Antônio Severino e Vila Varig e parte do Conjunto Residencial Costa e Silva. A previsão é normalizar o abastecimento à noite, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora, como em condomínios.

E, na quinta-feira (8), parte dos bairros Petrópolis e Bela Vista terão o abastecimento interrompido, a partir das 8h30. O DMAE irá realizar remanejamento da rede de água na rua Furriel Luiz Antônio de Vargas. A rede localizada na calçada será desviada para que uma empresa possa escavar o solo e implantar uma rampa de acesso a um empreendimento. A previsão é normalizar à noite.

Em paradas prolongadas no abastecimento, a água pode retornar com turbidez ou cor escura. Caso a água não volte ao aspecto normal, é possível solicitar a lavagem da rede do ramal pelo telefone do DMAE. É só ligar para o núemero 156 e escolher a opção 2.