Agora no Tempo

RS tem alertas de tempestade entre terça e quarta-feira

Há possibilidade de pancadas de chuva intensas, ventos e até queda de granizo. Veja as regiões em alerta:

Alerta de temporais vigentes para esta terça e quarta-feira. Arte: Agora no Tempo /Agora RS

Áreas de instabilidade que avançam pela fronteira com a Argentina podem trazer tempestades para o Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (27). As chuvas podem ser moderadas a pontualmente fortes com descargas elétricas e ganham força entre a tarde e a noite.

Por conta do risco de temporais, Rio Grande do Sul recebeu dois alertas de tempestade do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para ocorrência de tempestades. Um deles, de cor amarela, indica a possibilidade de temporais entre a Fronteira Oeste, o Noroeste e parte do Norte do Estado nesta terça-feira.

As rajadas de vento podem variar entre 40 a 60 quilômetros por hora, podendo ser mais fortes em pontos localizados. Há possibilidade de queda de granizo, além de fortes pancadas de chuva nas regiões descritas acima.

No entanto, entre a noite de terça-feira a madrugada de quarta-feira, alerta o INMET, as condições metereológicas devem se degradar na faixa Norte do RS. Conforme o alerta laranja de tempestade, há risco de chuvas intensas, com ventania de até 100 quilômetros por hora e, ainda, queda de granizo em pontos isolados.

As regiões em alerta são a Noroeste, a partir de Santo Ângelo até a fronteira com a Argentina e a divisa com Santa Catarina; a região Norte, parte da região do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari, a Serra, o Litoral Norte e parte do Vale do Sinos e Vale do Paranhana, além do Litoral Norte.

Segundo a Sala de Situação da SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), o risco de temporais isolados e chuva forte é maior. O órgão alerta para precipitação intensa em curto espaço de tempo, gerando acumulados pontualmente elevados em áreas do Norte, Serra, região dos Vales, região metropolitana de Porto Alegre e litoral Norte.