De torrar!

Rio Grande do Sul registra calorão de até 39°C neste sábado

Na região metropolitana, Campo Bom teve máxima de 37,7°C. Porto Alegre teve registro oficial de 36,1°C no bairro Jardim Botânico

A véspera de Ano-Novo teve uma tarde de sábado (31) de muito calor no Rio Grande do Sul. As temperaturas passaram dos 30°C em quase todas as cidades com estações automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

De acordo com os dados do Instituto, a cidade com maior temperatura foi Quaraí, na Fronteira Oeste. Fez 39,1°C nesta tarde. Não muito distante ficou Uruguaiana, com 38,9°C. Ainda na casa dos 38°C, está Jaguarão, com 38,4°C de máxima.

As altas temperaturas, no entanto, não ficaram restritas às cidades da fronteira com o Uruguai. Fez muito calor também nas cidades da região Central, como em Santa Maria, onde fez 36,3°C. Na fronteira com a Argentina, São Borja teve 37,8°C.

Na região metropolitana de Porto Alegre, Campo Bom teve máxima de 37,7°C. Porto Alegre teve registro oficial de 36,1°C no bairro Jardim Botânico e de 35,2°C no Belém Novo.

Temperaturas abaixo dos 30°C foram registradas apenas nas cidades da Serra e do Litoral Norte do RS. Canela, na região das Hortênsias, teve 29,7°C. Torres teve 28,4°C; enquanto Tramandaí 26,1°C.

Calorão e risco de temporais no domingo

O domingo de Ano Novo ainda será de muito calor e com ar abafado no Rio Grande do Sul. As altas temperaturas são potencializadas por conta dos ventos que sopram do quadrante norte.

Em algumas áreas do Rio Grande do Sul, o tempo continua firme durante todo o dia. A partir da tarde, porém , pancadas de chuva se formam na Serra e áreas da Metade Oeste. Não pode ser descartado o risco de temporais isolados nestas regiões.