Notícia

Rio Grande do Sul tem 5 balneários impróprios para banho

O monitoramento da balneabilidade ocorre em 43 municípios gaúchos do Rio Grande do Sul.

O primeiro levantamento da balneabilidade das praias do Rio Grande do Sul aponta que 85 dos 90 pontos analisados estão próprios para banho. Os dados foram divulgados pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) na manhã desta sexta-feira (16). Ao todo, há monitoramento da qualidade da água para banho em 43 municípios gaúchos.

Os dados das análises das águas serão divulgados sempre às sextas-feiras, até o dia 24 de fevereiro de 2023.

Todas as praias de água salgada do Litoral Norte e do Litoral Sul estão próprias para banho. Dos 90 pontos monitorados, 82 são analisados pela Fepam e pela Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). Em Pelotas, o Sanep (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas) realiza a coleta e a análise em oito pontos.

Pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul

Cinco pontos são considerados impróprios para banho no Rio Grande do Sul. Todos ficam em águas internas, ou seja são banhados por rios.

Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas, no Lago Guaíba

Pelotas, na Praia do Laranjal: Balneário Santo Antônio, nos pontos da Rua Bagé e no Restaurante; e no Balneário Valverde, no Trapiche

Santiago: Balneário Distrito de Ernesto Alves, no Rio Jaguarizinho

Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.