Tempestade

Rio Grande do Sul tem alerta para tempestade nesta segunda-feira

Alerta laranja aponta risco de tempestade com chuvas intensas, queda de raios, ventos intensos, além do risco de queda de granizo no Rio Grande do Sul. 

O Rio Grande do Sul recebeu um novo alerta para ocorrência de tempestades. O alerta laranja de tempestade, emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta possibilidade de chuvas intensas, quedas de raios, ventos intensos, além do risco de queda de granizo.

A advertência é válida entre as 10h da manhã desta segunda-feira (12) e as 2h da manhã desta terça-feira (13). Entre a região Noroeste e Norte, mais precisamente entre Três Passos e Erechim, o alerta seguirá válido até as 10h da manhã de terça-feira.

Conforme o órgão nacional de meteorologia, as instabilidades podem atingir praticamente todo o Rio Grande do Sul. As únicas cidades que estão fora do aviso são as do Extremo Sul gaúcho, como Arroio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí. Todas as demais áreas gaúchas estão sob o aviso.

O INMET recomenda que, em caso de temporal, a população evite realizar deslocamentos por causa do risco associado. Em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo perto de árvores e de muros, pois há risco de quedas. Também evite marquizes, pois a chuva intensa associada com vento pode ocasionar dano na estrutura e sua consequente queda.

Caso você esteja dirigindo e for pego por uma tempestade, busque abrigo seguro em um estacionamento coberto, se possível. Caso não seja possível, evite ficar próximo de postes de energia elétrica, de árvores e de placas de propaganda. O vento forte pode provocar danos nessas estruturas e derrubá-las.

Se você estiver em casa, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Há risco de danos por causa do risco de queda de energia elétrica.

Mapa do Rio Grande do Sul mostra áreas com alerta laranja para tempestade. Apenas cidades do Extremo Sul não receberam aviso.
Alerta de temporal emitido pelo INMET. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Confira a previsão do tempo para sua cidade no Agora no Tempo.