Mais Bombeiros

Reforço é enviado para combater incêndio na reserva do Taim

O incêndio no Taim teria começado com a queda de um raio, que atingiu a vegetação seca na segunda-feira (12).

Bombeiro militar está agachado se preparando para embarcar para o Taim. Ele veste roupa azul e boina. Ao fundo, outros militares e um ônibus dos Bombeiros.
Militares do CBMRS são enviados à Estação Ecológica do Taím. Foto: CBMRS

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul vai enviar reforço de efetivo para combater o incêndio na Estação Ecológica do Taim, em Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado. O fogo na vegetação começou na segunda-feira (12) e ainda está fora de controle.

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) determinou o deslocamento de 43 servidores da Academia de Bombeiros Militar. Além deles, serão enviadas duas equipes, com oito militares, da Força de Resposta Rápida. Ao todo, serão 60 servidores estaduais que permanecerão na reserva enquanto houver necessidade de apoio para conter as chamas.

Os bombeiros militares terão, também, o reforço de aeronaves da Brigada Militar e Polícia Civil para a contenção das chamas que atingem uma das principais áreas ambientais do país. Foi instaurado um Sistema de Comando de Incidentes no local da ocorrência e e quatro oficiais do CBMRS também estarão na equipe para coordenar os trabalhos de combate ao incêndio.

Os agentes vão prestar auxílio aos brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e aos bombeiros do 3º BBM (3º Batalhão de Bombeiro Militar). O incêndio no Taim teria começado com a queda de um raio, que atingiu a vegetação seca por causa da falta de chuva na segunda-feira (12).

Segundo o ICMBio, o fogo está atingindo a parte seca da vegetação e não deve afetar as raízes, que estão protegidas pela umidade ainda existente no solo. Tal situação deve permitir uma rápida recuperação das plantas. O ICMBio ainda constatou que há “ilhas” de refúgio para fauna.

Incêndio no Taim começou na segunda-feira. Foto: reprodução / RBS TV