PODCAST

Ouça no Meio-Dia: o relatório de balneabilidade das praias gaúchas e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta sexta-feira, 16 de dezembro de 2022, no podcast Meio-Dia

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O primeiro levantamento da balneabilidade das praias do Rio Grande do Sul aponta que 85 dos 90 pontos analisados estão próprios para banho. Os dados foram divulgados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental, a FEPAM, na manhã desta sexta-feira. Foram consideradas impróprias três praias no Laranjal, em Pelotas: o ponto de banho que fica na rua Bagé, o da Avenida Rio Grande do Sul, conhecido como Restaurante, ambos no balneário Santo Antônio; e o Trapiche, no Balneário Valverde. Também estão impróprios a Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; e o Balneário Distrito Ernesto Alves, em Santiago. O monitoramento da qualidade da água para banho é realizado em 43 municípios gaúchos. Os resultados são divulgados às sextas-feiras.

Um homem de 31 anos foi morto a tiros na madrugada desta sexta-feira, em Porto Alegre. O crime ocorreu por volta de 1h da manhã, na Vila Ipiranga, na zona norte de Porto Alegre. Em depoimento informal, vizinhos de onde ocorreu o tiroteio relataram aos policiais militares que apenas ouviram os tiros e, segundos depois, o som de um carro acelerando. Os agentes identificaram que Denis Willian Soares de Souza foi atingido por ao menos 20 disparos de arma de fogo. Ele tinha antecedentes criminais e usava tornozeleira eletrônica, mas a polícia não divulgou por qual crime ele havia sido condenado e nem a ficha criminal. A execução está sendo investigada pela 2ª Delegacia de Homicídios de Porto Alegre.

Os 690 ônibus do transporte coletivo de Porto Alegre que contam com ar-condicionado voltarão a ligar o equipamento a partir desta segunda-feira. Os coletivos estavam sem o recurso desde março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19. A decisão, segundo a Prefeitura, foi tomada depois de análise financeira e de diálogo com os órgãos de saúde. Com a retomada da disponibilidade do ar-condicionado, a ideia é dar mais qualidade no serviço aos usuários nesses meses de calor intenso. A ligação será gradativa em função de questões técnicas, alega a prefeitura. Veículos que precisam de manutenção tem até 1º de janeiro para operar com o ar-condicionado.

O prosseguimento da análise da constitucionalidade do “orçamento secreto” pelo STF foi adiado para a próxima segunda-feira. O pedido de adiamento foi feito pelos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. No momento da solicitação, a votação estava em 5 votos a favor da extinção do dispositivo orçamentário contra 4 defendendo a legalidade contanto que haja critérios mais transparentes. Restam justamente dois votos. Votaram pela ilegalidade do orçamento secreto as ministras Rosa Weber e Carmen Lúcia e os ministros Edson Fachin, Luiz Fux e Luis Roberto Barroso. Pela continuidade votaram André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. A análise do STF ocorre em meio à mudança de governo e da votação da chamada PEC da Transição. Uma eventual inviabilização da continuidade da distribuição de verbas via emendas de relator, nome mais técnico do orçamento secreto, pode brecar a tramitação da PEC que contém algumas das promessas de campanha do governo Lula.

Uma nova frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Ao contrário das outras semanas, não há alerta para temporais para o Estado pois o sistema de instabilidade é fraco. As chuvas devem se concentrar na Metade Norte do território gaúcho. Os maiores volumes devem ocorrer entre a região metropolitana, a Serra e o Litoral Norte. Não se descarta a ocorrência de trovoadas ou pancadas fortes de chuva, mas a ocorrência de fenômenos adversos, se ocorrer, será bem isolada. Para Porto Alegre são estimados 10 milímetros de chuva a partir da tarde. As temperaturas variam entre 20°C e 26°C. No sábado, uma massa de ar seco e frio deixa ainda as mínimas baixas para esta época do ano no começo da manhã e com pouca elevação na parte da tarde, por conta da variação da nebulosidade. O tempo ficará firme na maioria das regiões, apenas com chuva no sul do estado e faixa litorânea. A tendência é que as instabilidades retornem no domingo.