PODCAST

Ouça no Meio-Dia: o homem preso por matar os quatro filhos e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta quarta-feira, 14 de dezembro de 2022, no podcast Meio-Dia

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Quatro crianças foram mortas pelo próprio pai em Alvorada, na região metropolitana. O crime foi descoberto na noite de ontem. As vítimas teriam sido sedadas antes de serem asfixiadas e esfaqueadas em uma casa no bairro Piratini. Foram mortas três meninas, de três, seis e onze anos; além de um menino de oito anos. O assassino, de 28 anos, foi preso no Centro de Porto Alegre, após uma denúncia anônima. Ele foi capturado quando tentava se esconder em um hotel. Para a polícia, o crime tem o motivo torpe de vingança. A mãe das crianças encerrou um relacionamento com o autor do crime após ser vítima de agressões e receber uma medida protetiva contra ele.

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira a 10ª fase da Operação Caritas, que investiga corrupção em parte do poder público da cidade de Canela, na Serra gaúcha. A ação cumpriu, simultaneamente, 218 medidas judiciais principalmente em Canela, mas também em Porto Alegre, Marau e Tijucas, no Estado de Santa Catarina. Entre as medidas cumpridas, estão 2 prisões preventivas, 3 afastamentos cautelares de servidores públicos, 29 mandados de busca e apreensão, mais de uma centena de quebras de sigilo, apreensões de 5 veículos, bloqueios de 10 contas bancárias, sequestro de 2 imóveis, proibição de contratação com o poder público para 22 pessoas jurídicas e físicas, entre outras. Nesta 10ª etapa, a Operação Caritas se concentra na Secretaria Municipal de Turismo de Canela. De acordo com a investigação, o esquema instalado na pasta realizava contratações de empresas por inexigibilidade de licitações, as quais, após receberem os valores pagos pela Prefeitura Municipal em contratos, repassavam parte da quantia a agentes e servidores públicos da própria Pasta. A investigação, iniciada em novembro do ano passado, apura, ao todo, a participação de 48 pessoas no esquema, sendo 27 físicas e 21 jurídicas. Entre elas servidores públicos, empresas e empresários do ramo de turismo e eventos. Foram apuradas possíveis irregularidades em pagamentos e contratos que somam cerca de R$ 2,8 milhões. Ao todo, 90 policiais civis participaram da operação policial.

O IPVA 2023 já pode ser pago a partir desta quarta-feira com desconto pela antecipação. Além do desconto para pagamento antecipado, a Secretaria da Fazenda do Estado manteve o prazo de parcelamento alongado que, desde 2022, passou de três para seis meses. As consultas podem ser feitas a partir desta quarta no site do IPVA 2023 ou no aplicativo IPVA RS. As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.

O STF deve retomar nesta quarta-feira a apreciação das ações que questionam a constitucionalidade do chamado “orçamento secreto”. A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo, é a relatora das ações. O dispositivo recebeu o nome de “orçamento secreto” por tratar de emendas de relator à Lei Orçamentária Anual concedidas a deputados e repassadas aos Estados da Federação sem a devida transparência. O julgamento começou em 7 de dezembro. Enquanto acontece o julgamento, o parlamento já se movimenta. As Mesas Diretoras da Câmara e do Senado protocolaram, nesta terça-feira, uma resolução para criar critérios para a distribuição das verbas. A proposta deve ser analisada pelo Congresso já nesta quinta-feira.

O tempo firme e seco predomina no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Após uma manhã de temperaturas amenas, o calor ganha força durante a tarde principalmente na Fronteira Oeste, na Região Central, na Região Noroeste e na Região Norte. Não há previsão de chuva nesta quarta no Rio Grande do Sul. O sol predomina no Estado, mas em algumas cidades ele aparece entre nuvens. Em Porto Alegre, o tempo fica firme. Máxima de 29°C. Na quinta-feira, o sol predomina entre nuvens e o calor retorna em praticamente todo estado. Porém, na região Sul, as instabilidades voltam a atuar entre a tarde e a noite, devido à passagem de uma frente fria afastada no oceano. A tendência é que a chuva avance para as regiões Norte, Nordeste, além da faixa leste, na sexta-feira.