PODCAST

Ouça no Meio-Dia: o incêndio em prédio no Vale dos Sinos e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta terça-feira, 13 de dezembro de 2022, no podcast Meio-Dia

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio de uma empresa calçadista de Ivoti, no Vale do Sinos. As chamas começaram por volta das 19h de segunda-feira e foram controladas somente às 22h30. O incêndio foi declarado extinto por volta das 3h da manhã desta terça-feira. Nenhuma pessoa ficou ferida no incêndio. Não há informações se haviam funcionários no local quando o fogo começou. Também não se sabe ainda quais áreas foram atingidas pelas chamas e nem como estas começaram. A edificação atingida pelo incêndio pertence ao Grupo Dass, que é detentor das marcas Fila, Osklen e Umbro no Brasil. O complexo fabril de Ivoti concentra o setor de desenvolvimento da empresa. Até o fechamento desta edição do Meio-Dia, a Dass ainda não havia se pronunciado sobre o sinistro.

Um policial militar foi baleado após uma tentativa de assalto ocorrida na noite de segunda-feira, em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. O PM foi hospitalizado após receber dois disparos de arma de fogo nas costas. O estado de saúde dele não foi atualizado pela Brigada Militar. O caso ocorreu por volta das 20h45 da noite, na avenida Senador Nei Brito, no bairro Bom Sucesso. Segundo o relato policial, o brigadiano estava no seu veículo quando foi abordado por um criminoso que estava de casaco, máscara e capuz. O assaltante se aproximou, anunciou o assalto e, logo em seguida, houve uma troca de tiros. O criminoso conseguiu fugir com o carro. O policial foi socorrido por paramédicos do SAMU. Ele foi encaminhado ao Hospital Dom João Becker, em Gravataí, onde recebeu atendimento médico. A Polícia Civil busca imagens de câmeras de videomonitoramento que possam ter flagrado o assalto ou, na pior das hipóteses, momentos antes do assalto ou da fuga do ladrão.

A Unidade de Pronto Atendimento do bairro Rio Branco, em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, está interditada. Parte de uma caixa d’água atingiu a estrutura do prédio na tarde desta segunda-feira. Conforme a Prefeitura de Canoas, a estrutura de metal da caixa d’água caiu por causa dos fortes ventos que atingiram a cidade. A estrutura atingiu parte da cobertura do acesso principal da UPA Hugo Simões Lagranha e, por pouco, não atingiu o reservatório de oxigênio da unidade. Por causa do risco, a unidade foi provisoriamente interditada. Equipes do município já foram deslocadas para a retirada da estrutura. O secretário de Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow, informa que a SAMU já foi informada do ocorrido, redirecionando os casos urgentes e evitando que novos pacientes sejam enviados até o local. A população que precisa de atendimento pode procurar as UPAs Boqueirão e Caçapava e o Hospital Universitário até que a situação seja normalizada.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, determinou às forças de segurança que efetuassem a prisão dos bolsonaristas que realizaram atos de vandalismo em Brasília. Na noite de segunda-feira, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro tentaram invadir a sede da Polícia Federal na Capital do País. Os bolsonaristas também colocaram fogo em carros e em ônibus. O fato ocorreu após o STF decretar a prisão do indígena José Acácio Serere Xavante. O líder indígena é acusado de “condutas ilícitas em atos antidemocráticos”. A prisão foi solicitada ao Supremo pela Procuradoria-Geral da República pelo prazo de dez dias para garantir a ordem pública. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que as forças de segurança reforçaram a atuação em toda área central de Brasília. Segundo o comunicado, o tráfego na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e outras vias da região central está restrito, como medida preventiva. A recomendação é que os motoristas evitem o centro da cidade.

Após a passagem da chuva, uma massa de ar seco volta a deixar o tempo firme em quase todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Existe a possibilidade de chuva isolada somente na Serra. Segundo a previsão, a temperatura fica agradável ao longo do dia. O calor só ganha força na Região Central do Estado. Em Porto Alegre, o tempo fica firme e o sol predomina nesta terça. Máxima de 28°C. Com a atuação da alta pressão, o tempo continua firme em todo o Estado na quarta-feira. As mínimas ainda ficam amenas na maioria das regiões, sendo mais baixas na Serra gaúcha. Porém, durante a tarde, esquenta novamente em praticamente todas as áreas gaúchas. A tendência é que a chuva retorne na quinta-feira.