PODCAST

Ouça no Meio-Dia: a diplomação de Lula e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, no podcast Meio-Dia

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Civil deflagrou uma operação na manhã desta segunda-feira para desmantelar uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. Ao todo, 14 pessoas foram presas. Também houve apreensão de cerca de R$ 300 mil em esmeraldas, de R$ 7 mil em espécie, e de 4 veículos de luxo. Segundo a investigação, o total movimentado pelos criminosos pode chegar a 104 milhões de reais, em um total de 93 investigados. A investigação concluiu que os traficantes, com atuação a nível de atacado, atuavam em várias cidades gaúchas, com conexões também em Santa Catarina e Paraná na parte logística e lavagem de capitais. A Operação Consortium contou com apoio das forças de segurança do Rio Grande do Sul além das Polícias Civis de Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, foram cumpridas ordens judiciais em Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Estância Velha, Novo Hamburgo, Tramandaí, Osório, Charqueadas, Viamão, Canoas, Soledade, Pelotas, Passo Fundo e Cruz Alta.

O Corpo de Bombeiros de Capão da Canoa segue as buscas por um jovem de 20 anos que desapareceu após entrar no mar no município do Litoral Norte na tarde deste domingo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, três pessoas entraram no mar quando foram surpreendidas por uma rede de pesca. Duas conseguiram sair do mar, mas o jovem desapareceu. O fato aconteceu no balneário Jardim Beira Mar, próximo à guarita 65 dos guarda-vidas.

Serviços do DMAE vão afetar o abastecimento de água em bairros de Porto Alegre desta segunda até a próxima quarta-feira. Segundo a prefeitura, a agenda poderá ser reprogramada por motivos técnicos ou climáticos. Nesta segunda-feira, uma equipe do Dmae vai fazer a substituição de redes de água no bairro Farrapos, na zona norte. Desde às 8h30, o abastecimento está interrompido para os bairros Farrapos, parte do Humaitá e parte do Navegantes, em função do corte de redes antigas de água. Conforme a prefeitura, a previsão é normalizar o abastecimento de água na região durante a madrugada de terça-feira.

Ocorre nesta segunda-feira a diplomação do presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia será realizada às 14h, no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. A diplomação encerra oficialmente o processo eleitoral e habilita a posse da chapa eleita, em 1º de janeiro de 2023. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, também recebe a certificação. Uma vez diplomado, é aguardado que Lula anuncie novos ministros para compor seu governo nos próximos dias. Na última sexta-feira, Lula confirmou os nomes de Fernando Haddad para a Fazenda, Flávio Dino para a Justiça, José Múcio Monteiro para a Defesa, Mauro Vieira para Relações Exteriores, e Rui Costa para a Casa Civil. Resta ainda para 2022 a tramitação da PEC da Transição, que possibilita ao novo governo a realização de investimentos públicos para além do teto de gastos em 2023. Ela foi aprovada no Senado no último 7 e agora chega à Câmara dos Deputados onde, dependendo da apreciação, pode retornar ao Senado.

O tempo vai mudar em várias regiões do Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira. O deslocamento de uma frente fria vai provocar chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados. A chuva vai ser irregular, com registro de precipitações mais intensas em alguns pontos do território gaúcho. A boa notícia é que a chuva não vai ser tão isolada como ocorreu no último sábado no Rio Grande do Sul. Na quarta-feira, a frente fria se afasta mais em direção ao oceano e o ar seco volta a predominar no Rio Grande do Sul.