PODCAST

Ouça no Meio-Dia: o RS alvo de operação da PF e do Ibama e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Civil desencadeou nesta quinta-feira uma operação para apurar crimes relacionados a licitações para aquisição de alimentos não-perecíveis para estabelecimentos prisionais da Região Sul do Rio Grande do Sul. Chamada “Operação Fogo Amigo”, a ação investiga crimes licitatórios, corrupção e associação criminosa. Empresas teriam criado um “grupo econômico” para fraudar o caráter competitivo em pelo menos cinco pregões eletrônicos. O objetivo era manter o maior número de objetos contratados junto ao mesmo núcleo empresarial. Participaram da Operação 25 policiais civis em 10 viaturas policiais. Foram cumpridos cinco mandados judiciais de busca e apreensão em São Lourenço do Sul, nas sedes de empresas e em residências de empresários e representantes suspeitos das práticas delitivas. Foram apreendidos computadores, celulares, documentos referentes a licitações, notas fiscais, extratos bancários, cerca de 45 mil reais cuja procedência será investigada, além de uma arma em situação irregular. Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma de fogo.

Moradores de Porto Alegre poderão fazer testes de HIV, sífilis e hepatites B e C nesta quinta-feira, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital. A ação é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde. A ação é motivada pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids e também remete ao “Dezembro Vermelho”, período em que será lembrada a importância da prevenção e testagem de ISTs, com acesso a tratamento pelo Sistema Único de Saúde. Desde as 9h até às 16h, o ônibus do projeto Fique Sabendo fica estacionado próximo ao Memorial do Rio Grande do Sul. No local, pessoas diagnosticadas reagentes a alguma dessas doenças vão receber orientações e acesso a tratamento. Também serão distribuídos preservativos, gel lubrificante e orientações quanto à importância da prevenção. Haverá rodas de conversa sobre temas como estratégias de enfrentamento a infecções sexualmente transmissíveis e cenário epidemiológico na Capital, além da exibição de vídeos educativos.

A Polícia Federal e o IBAMA deflagraram, na manhã desta quinta-feira, a Operação Hermes. O objetivo é apurar e reprimir crimes contra o meio ambiente, comércio ilegal de mercúrio, organização e associação criminosa, receptação, contrabando, falsidade documental e lavagem de dinheiro, em sete estados da Federação. O Rio Grande do Sul está entre os Estados alvos dos 49 mandados de busca. Os demais são Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rondônia. Estas ações visaram residências, sedes de empresas, depósitos e áreas de mineração. Também foram cumpridos 5 mandados de prisão preventiva e 9 de prisão temporária. Os crimes em apuração estão intrinsecamente relacionados ao contrabando e acobertamento de mercúrio, produto destinado ao abastecimento de garimpos no Mato Grosso, em Rondônia e no Pará, Estados da Amazônia legal. Além do combate ao garimpo, o controle de mercúrio é instrumento de proteção ambiental e defesa da Saúde Pública. Isso porque seu mau uso pode contaminar rios em que são utilizados, comprometendo animais, peixes e humanos. Trata-se de elemento tóxico que pode causar danos irreversíveis, inclusive no sistema nervoso central, e levar à morte.

O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu 0,4% no 3º trimestre de 2022, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, pelo IBGE. Este é o quinto trimestre consecutivo de alta da atividade econômica do país. Além disso, com esse resultado, o PIB chega ao maior patamar da série histórica, iniciada em 1996, e fica 4,5% acima do patamar pré-pandemia. Frente ao mesmo trimestre de 2021, o PIB cresceu 3,6%. No acumulado nos quatro trimestres, terminados em setembro de 2022, o PIB cresceu 3,0%, na comparação com os quatro trimestres imediatamente anteriores. O acumulado do ano foi de 3,2% frente ao mesmo período de 2021. Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2022 totalizou R$ 2,544 trilhões.

O tempo fica bastante abafado nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. O calor é intenso em território gaúcho e a máxima passa dos 30°C em várias cidades. Mas existe também a previsão de pancadas de chuva no Estado. Ao longo do dia, as áreas de instabilidade, causadas pelo calor e a umidade, provocam o aumento de nebulosidade em diversos pontos. As nuvens carregadas vão provocar pancadas isoladas de chuva na Região Sul, na Fronteira Oeste, na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral e no Norte do Estado. Segundo a previsão, a chuva vai ser irregular. Com o tempo instável, há risco de temporal com granizo no Estado nesta quinta. Em Porto Alegre, o tempo fica nublado e abafado, com possibilidade de pancadas de chuva, e máxima de 34°C. Na sexta-feira, as chuvas ainda ocorrem em boa parte do Rio Grande do Sul. Existe a chance de temporais isolados em pontos da Campanha e do Nordeste gaúcho. A tendência é que as instabilidades permaneçam sobre o estado no sábado.