OPERAÇÃO RETOMADA

Operação da Polícia Civil mira organização criminosa na Região Metropolitana

O principal local de cumprimento das ordens é um condomínio que fica na Vila Augusta, em Viamão

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), uma operação para combater uma organização criminosa ligada a crimes de homicídio e tráfico de drogas na Região Metropolitana. Chamada “Operação Retomada”, a ação ocorreu por meio do DPHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) e contou com apoio da Brigada Militar.

Mais de 100 policiais civis e militares cumpriram 29 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão. O principal local de cumprimento das ordens é um condomínio que fica na Vila Augusta, em Viamão.

O local é dominado pela organização criminosa que se utiliza do conjunto habitacional para atividades ligadas ao tráfico, inclusive obrigando moradores a cederem suas residências para abrigar foragidos, esconder drogas e não denunciar crimes à polícia. Em outubro deste ano, dois crimes contra a vida tiveram ligação direta com o condomínio.

Além de Viamão, Porto Alegre também foi alvo da operação. Na ação, uma pessoa foi presa e drogas, cocaína e maconha, foram apreendidas.