4º Distrito

Nova sede da SSP será inaugurada na segunda-feira

O prédio tem oito andares, com quatro elevadores e um estacionamento anexo.

Foto: reprodução / Google Maps

A nova sede da SSP (Secretaria da Segurança Pública) será inaugurada na segunda-feira (19). A pasta passa a funcionar no prédio onde era o Foro Regional do 4º Distrito. O prédio fica na avenida Pernambuco, 649, bairro Navegantes, zona norte de Porto Alegre.

Estarão presentes no evento de inauguração o governador Ranolfo Vieira Júnior, a presidente do TJRS (Tribunal de Justiça do RS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e o secretário da SSP, coronel Vanius Cesar Santarosa.

Em julho de 2021, um incêndio destruiu o prédio onde a secretaria ficava, na avenida Voluntários da Pátria, número 1358. Dois bombeiros morreram na tentativa de confirmar que nenhum servidor da pasta tinha ficado para trás após a ordem de evacuação do edifício. O edifício havia sido construído pela antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) e foi desocupado no fim dos anos 1990, quando a malha ferroviária foi privatizada. A SSP ocupou o lugar em 2002.

Nova sede

O prédio tem oito andares, com quatro elevadores e área total de 4.730,16 metros quadrados. O complexo que abrigará o centro nervoso da Segurança Pública gaúcha conta um prédio de estacionamento coberto anexo, o que não existia na antiga sede da SSP e nem nas instalações provisórias, montadas no Centro de Treinamento da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do RS), na avenida Mário Totta, na zona sul de Porto Alegre. Em ambos os casos, os estacionamentos eram abertos.

A intenção do Governo do Estado era construir um novo edifício na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. Foi realizada uma permuta com o TJRS. Em troca, o Judiciário vai ceder o edifício do Foro do 4º Distrito mais o valor de R$ 50 milhões. O terreno onde seria construída a nova SSP está avaliado em R$ 90 milhões.

O prédio proposto para ser a nova sede da SSP tinha estrutura compartilhada com a PGE (Procuradoria-Geral do Estado), que terá sua nova sede edificada no complexo do CAFF (Centro Administrativo Fernando Ferrari), no bairro Praia de Belas. A obra será custeada pelos valores decorrentes da permuta junto ao TJRS e da permuta do terreno da antiga sede da SSP que sofreu incêndio.

Foto: Rodrigo Ziebell/Gabinete do Vice-Governador