Governo Lula 3

Lula diz que Mercadante será o presidente do BNDES

O anúncio foi feito durante discurso do petista em evento de encerramento dos trabalhos da equipe de transição de governo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta terça-feira (13) que o ex-ministro da Casa Civil e da Educação Aloizio Mercadante (PT) será o próximo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O anúncio foi feito durante discurso do petista em evento de encerramento dos trabalhos da equipe de transição de governo, realizado no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.

“Vi algumas críticas sobre você, sobre boatos que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, declarou Lula, enfatizando que “as empresas públicas do país não estão à venda”.

“Nós estamos precisando de alguém que pense na indústria brasileira, que pense em reindustrializar este país. De alguém que pense na inovação tecnológica, que pense na geração de financiamento ao grande e ao médio empresário para que este país volte a gerar emprego”, afirmou Lula.

Mercadante, que é formado em economia pela Universidade de São Paulo (SP), foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1991. Ele candidato a vice-presidente na chapa de Lula em 1994, na derrota para Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Durante sua carreira, também ocupou os Ministérios da Casa Civil e da Educação. Após a eleição de Lula, em outubro passado, Mercadante foi escolhido para coordenar os grupos técnicos da transição de governo.

Hoje, inclusive, disse que o orçamento público “não tem dinheiro” para cesta básica, defesa civil e investimentos em obras, mas afirmou que conseguiu “fechar estrutura de governo sem aumentar gastos com cargos”.