Alerta amarelo

INMET emite aviso de tempestade para o RS nesta sexta-feira

Há possibilidade de pancadas de chuva intensas, vento e queda de granizo no RS nesta sexta-feira. 

O calor e o tempo abafado podem provocar temporais no Rio Grande do Sul, segundo alerta emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta sexta-feira (2). A previsão do Agora no Tempo indica que a massa de ar quente vai predominar no território gaúcho nesta sexta.

Conforme o órgão de meteorologia, todas as cidades do RS estão sob aviso amarelo para tempestade. O risco é de perigo potencial, ou seja, há possibilidade de pancadas de chuva intensas, com acumulados de até 50 milímetros, ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora e queda de granizo.

Durante a passagem dos temporais podem ocorrer corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e pontos de alagamento.

A população deve ficar atenta às condições meteorológicas, evitando transitar em caso de temporal. Também não é recomendável tentar se abrigar debaixo de árvores ou marquises. Os motoristas devem ter cuidado e evitar deixar veículos estacionados perto de postes, torres de transmissão e de propaganda.

Previsão do tempo para o RS

Durante a tarde, a sensação de abafamento aumenta, devido à umidade do ar alta e as temperaturas ficam elevadas, especialmente na faixa Central do estado e na Fronteira Oeste. As regiões mais propensas a temporais são as áreas da metade oeste, Sul, Norte e Nordeste gaúcho, incluindo região metropolitana, Serra e Litoral.

O calor, junto com a umidade, vai provocar nuvens carregadas em diversos pontos do RS. Apesar do risco, a chuva não será generalizada. Um bairro de uma mesma cidade pode registrar chuva e vento forte, enquanto outro a poucos quilômetros dali ainda registrar sol.