Tempestade no Vale

Homem morre durante passagem de temporal em Venâncio Aires

Rajadas de vento chegaram aos 90 quilômetros por hora. A chuva superou os 100 milímetros, em alguns pontos de Venâncio Aires.

Um homem morreu e outro ficou ferido após a queda de um muro de tijolos durante a pasagem de um temporal por Venâncio Aires, no Vale do Taquari. A tempestade atingiu a cidade na noite de sexta-feira (2), com fortes rajadas de vento de até 90 quilômetros por hora. A chuva superou, em alguns pontos os 100 milímetros.

Os dois homens haviam saído do trabalho e se deslocavam, cada um em uma motocicleta – para o bairro Coronel Brito, na zona leste da cidade – quando o temporal chegou com chuva e granizo. Ambos tentaram se proteger em um prédio que estava sendo demolido na avenida das Indústrias, mas o vento forte danificou e derrubou uma parede sobre as vítimas. A estrutura tinha, aproximadamente, dois metros de altura por 15 de comprimento.

Com a queda da parede, um dos motociclistas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Ele foi identificado como Jonatan Santos de Medeiros, de apenas 26 anos.

O outro motociclista, Anderson Luís Chaves, 33, ficou preso aos escombros, mas foi socorrido por paramédicos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ele foi encaminhado ao Hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, e, posteriormente, transferido para o Hospital de Santa Cruz do Sul. O estado de saúde dele não foi informado.

Foto: RBS TV / reprodução

Estragos pela cidade e situação de emergência

O temporal também causou estragos em outros pontos de Venâncio Aires. A Prefeitura decretou emergência. Mais de 60 famílias pediram lonas para a para a Defesa Civil Mais de 1,5 mil metros de lonas estão sendo distribuídos às famílias atingidas.

Quedas de árvores foram registradas em vários pontos. Cerca de 12 mil pessoas estão sem luz na cidade.

Também houve danos no Parque do Chimarrão. O 2ª Festival Gastronômico, que ocorreria no local entre sexta e domingo, foi cancelado. O Hospital São Sebastião Mártir teve vários setores alagados por causa da chuva forte, que causou infiltrações.

No interior do município, lavouras de soja e tabaco foram danificadas pela tempestade. Ainda não há um levantamento completo sobre a quantidade de danos.