FESTIVAL DE BLUES

Flores da Cunha receberá a primeira edição do MDBFair

Cidade gaúcha de Flores da Cunha recebe o MDBFair em fevereiro, que acontece durante três dia. Os ingressos já estão à venda.

A cidade Flores da Cunha, na Serra gaúcha, será palco da primeira edição do MDBFair (festival de blues) nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro no Parque da Vindima.

O evento é uma ramificação diferenciada do já tradicional MDBF (Mississippi Delta Blues Festival), o maior festival de blues da América Latina, que possui 13 edições realizadas em Caxias do Sul, além de Gramado e Rio de Janeiro.

De acordo com Toyo Bagoso, idealizador do MDBF e do MDBFair, a proposta é de uma atividade mais enxuta, trazendo feira gastronômica, valorizando talentos e produtores locais entre restaurantes, cervejarias e vinícolas, além de diversos expositores que possuem conexões com o blues e suas vertentes.

“Estamos com a mesma essência do festival, mas em um formato mais reduzido e versátil, permitindo mais espaço para os artistas e produtores locais”, afirmou.

Serão mais de 30 atrações musicais divididas em quatro palcos: Deck Nostalgia Stage, Flowers Blues Stage, Malibu Blues Stage e Red Rooster Stage (palco principal). As bandas foram selecionadas priorizando artistas locais do cenário do blues do Sul do país, contando com alguns nomes nacionais.

Outra novidade inclusiva é que, durante o sábado, os palcos Red Rooster e Flowers Blues Stage terão intérpretes de libras atuando durante os shows.

Para Toyo, o MDBFair é uma oportunidade de proporcionar maior acesso a este tipo de atividade, disseminando o blues e, principalmente, demonstrando como o apoio do poder público à cultura é fundamental.

“A pandemia mostrou que eventos como este determinam quanto o turismo é um segmento importante, que movimenta a economia local e deve ser visto como investimento significativo pelas governanças. Por conta do MDBF, é possível transformar nossa região em polo de turismo musical e desenvolver um trabalho muito interessante neste sentido”, ressaltou.

Portões

Em cada dia, os portões do Parque da Vindima abrirão em horários específicos, sendo na sexta-feira (dia 3) às 18h, no sábado (dia 4) às 15h e domingo (dia 5) às 11h.

O motivo, segundo os organizadores, é acolher, além do público noturno, também crianças, famílias e pessoas de todas as idades, seguindo o modelo dos festivais de blues americanos que envolvem a comunidade. O estacionamento será gratuito e a acessibilidade para PDE será disponibilizada.

Os ingressos para a 1ª edição do MDBFair estão à venda no site oficial do evento. O valor é de R$ 20 por dia de evento ou R$ 40 o passaporte para os três dias.

Meia-entrada é garantida para estudantes e idosos, além da entrada ser gratuita para crianças até 12 anos. Também haverá bilheteria local nos dias dos eventos.

Hard Blues Trio é uma das bandas gaúchas que se apresenta no MDBFair, em Flores da Cunha. Foto: Daniela Xu/Divulgação