Verão Agora

Fepam divulga balneabilidade das praias gaúchas a partir de sexta-feira

Serão monitorados 90 pontos em 43 municípios gaúchos. Divulgação da balneabilidade das praias segue até fevereiro.

Placa da Fepam com a inscrição "local próprio para banho". Ao fundo, praia vazia e céu azul compõem a paisagem.
Foto: Fepam / Divulgação

A partir de sexta-feira (16), os gaúchos poderão consultar a situação de balneabilidade das praias no Rio Grande do Sul. Serão monitorados 90 pontos, entre praias do litoral gaúcho e águas internas, em 43 municípios gaúchos.

Conforme a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), os dados das análises das águas serão divulgados sempre às sextas-feiras até o dia 24 de fevereiro de 2023. Além da divulgação on-line, será realizada a colocação de placas nos 90 pontos analisados.

“Chegamos a mais uma edição deste projeto realizado pela Fundação desde 1979 e que integra o programa RS Verão Total, do Governo do Estado. Este é um importante serviço oferecido à população para garantir que os banhistas aproveitem a temporada de verão sem riscos à saúde”, garantiu o presidente da Fepam, Renato Chagas.

O banho em áreas impróprias é desaconselhado para evitar riscos à saúde. O ideal é não se banhar 24 horas após chuvas intensas, já que pode ocorrer carregamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, ocasionando picos de contaminação. Outra recomendação é não tomar banho em canais pluviais, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados com esgoto doméstico.

Avisos de balneabilidade das praias

Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta e análise da água. O aviso de impróprio significa que as pessoas devem evitar o banho naquele local. quando a placa estiver com o selo de próprio, o banho está liberado.

Como nos anos anteriores, as placas foram confeccionadas e distribuídas pela equipe da Fepam e cada prefeitura ficará responsável pela instalação, conservação e manutenção. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no site do Sistema de Balneabilidade.

Além das coletas e análises realizadas pelo laboratório da Fundação em parceria com a equipe da Regional nos balneários do Litoral Norte, o Sanep (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas) realiza as análises e coletas nos balneários da praia do Laranjal e a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), nos demais balneários abrangidos pelo programa.