TURISMO

ETIAS para Portugal: como funciona essa autorização de viagem

: Entenda tudo sobre o ETIAS Portugal, uma autorização de viagem que passará a ser obrigatória em 2023. Confira!

Foto: Aayush Gupta/unsplash

Quem está se preparando para viajar para Portugal pode ter se deparado com uma novidade: a autorização de viagem ETIAS! Obrigatório para a entrada nos países europeus, essa documentação deve ser feita antes de embarcar.
Apesar de estar em fase de implementação há algum tempo, muita gente tem dúvidas sobre o ETIAS para Portugal e para os demais países europeus. Afinal, o que é e como funciona essa autorização de viagem?

Se você está se planejando para fazer uma viagem internacional, pare alguns minutos para conhecer tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Preparando uma viagem para Portugal 

Mais do que comprar a passagem aérea e alugar um quarto de hotel, uma viagem internacional exige sempre atenção para a seleção de documentos.

Por muitos anos, para entrar em países como Portugal, tudo o que o brasileiro precisava era de um passaporte dentro do prazo de validade. Sem a necessidade de emissão de visto prévio, passar pela imigração sempre foi algo simples de ser feito.

Entretanto, a partir de novembro de 2023, além do passaporte você vai precisar de uma autorização ETIAS Portugal para visitar o país a turismo. Ou seja, se você pretende viajar após essa data, deve ficar atento para emitir o seu ETIAS.

Mas afinal, o que é o ETIAS?

A autorização de viagem ETIAS

Embora muita gente considere o ETIAS como um visto, a realidade é que se trata de uma autorização de viagem. Isso significa que o processo para conseguir um ETIAS é muito mais simples do que o processo de um visto tradicional.

O ETIAS é um sistema eletrônico que visa trazer mais proteção para todos os países do Espaço Schengen, um acordo de livre-circulação de mais de 25 nações europeias.

Por meio desse sistema, qualquer pessoa que queira visitar um dos 25 países (que inclui Portugal), precisará preencher um formulário on-line e pagar uma taxa.

Softwares avançados vão analisar o pedido e, caso notem qualquer risco naquele visitante – de imigração ilegal a terrorismo – o retorno é negativo. Agora, se você não apresentar nenhum “perigo” para a Europa, em poucas horas seu ETIAS estará liberado!

Tanto pessoas que vão viajar a turismo para a Europa, quanto os brasileiros que pretendem fixar residência em Portugal comprando um imóvel, vão precisar do ETIAS.

Como emitir um ETIAS

Uma das maiores vantagens do ETIAS é que, por não ser um visto tradicional, o viajante não precisa passar por processos burocráticos: você não é obrigado a ir ao consulado português, por exemplo.

Para emitir o ETIAS Portugal, você deve acessar a plataforma oficial da autorização de viagem. No formulário on-line, precisará inserir dados pessoais, como nome completo e informações do seu passaporte.

Você também deverá responder em qual país entrará na Europa, colocando ainda os dados do seu cartão de crédito para pagar a taxa do ETIAS.

Uma vez que o pedido é enviado, os sistemas do ETIAS vão verificar seus dados e procurar por informações de segurança da sua identidade. Caso tudo esteja correto, em algumas horas você deve receber a autorização de viagem pelo e-mail.

Você não vai precisar imprimir nada, visto que o ETIAS fica vinculado de modo eletrônico ao seu passaporte.

Mas o ETIAS é obrigatório? 

Atualmente, o ETIAS ainda não é obrigatório pois não está ativo na comunidade do Espaço Schengen. Nos últimos anos, o ETIAS teve seu anúncio de implementação adiado, especialmente por motivos externos, como a pandemia da Covid-19.

Entretanto, uma vez que os países já retomaram suas atividades, inclusive no ramo do turismo, temos uma data para que o ETIAS passe a ser exigido para todos: novembro de 2023.

Assim, se você pretende fazer uma viagem para Portugal ou para outro país europeu após novembro de 2023, lembre-se de garantir o seu ETIAS! Uma vez emitido, ele é válido por 3 anos.

Mais algumas dicas sobre viajar para Portugal 

Além da parte da documentação, existem algumas dicas úteis para viajar para Portugal – afinal, nem tudo nesse tipo de aventura faz parte de “burocracias”.

Para começar, moradores da grande Porto Alegre possuem a facilidade de ter voos direto para Lisboa. Saiba que tem como sair da capital do estado direto para Lisboa, uma linha iniciada em 2011 que se manteve firme por todos esses anos.

Outra dica de viagem para Portugal é dedicar algum tempo para elaborar um bom roteiro. O país europeu é rico em monumentos históricos, pontos turísticos e locais em meio a natureza. Por ser uma região “pequena”, é possível visitar várias cidades utilizando os meios de transporte disponíveis.

Portugal também tem um dos custos de vida mais baixos da Europa. Dessa maneira, você consegue aproveitar a culinária e visitar vários pontos interessantes gastando menos do que em outros países europeus.

De fato, com um roteiro bem estruturado em mãos e todas as documentações em dia, você tem tudo para descobrir as belezas que só Portugal oferece!