PRIORIDADE

Encantado apresenta proposta para ser o primeiro município laboratório do Pacto pela Educação

A Prefeitura de Encantado salienta as suas ambições em consolidar o município como uma das principais referências nacionais em qualidade na educação.

Foto: Claiton Santos/Divulgação

O município de Encantado, no Vale do Taquari, apresentou a sua proposta à Integrante do Grupo Estratégico do Pacto pela Educação, Mônica Timm, para constituir um laboratório de práticas educadoras inovadoras junto ao movimento.

A reunião aconteceu nas salas de aula do smart Campus Atitus, do Instituto Caldeira, e Encantado foi representada pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande.

Márcia Terres, Eduardo Capellari e Richard Lucht, conselheiros do Pacto, além de Gabriela Tebaldi da Costa, Coordenadora da Educação de Encantado, Arilene Telöcken, Coordenadora do Ensino Fundamental de Encantado, e Rafael Korman, Consultor, também acompanharam o encontro.

Através da proposta, a Prefeitura de Encantado salienta as suas ambições em consolidar o município como uma das principais referências nacionais em qualidade na educação.

Com o apoio da Govtech Wise Innovation, em menos de um ano a prefeitura integralizou 50% da sua rede pública municipal de ensino com atividades pedagógicas inovadoras, implantou dois laboratórios makers de última geração, formou todos os professores do ensino fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas orientadas por evidências, promoveu as primeiras contratações inovadoras através do Marco Legal das startups e iniciou a transformação digital completa dos serviços educacionais.

Segundo Mônica, a proposta de Encantado tem todos componentes para ser aceita principalmente por provar que possui um visão sistêmica da educação, orientada por resultados, com a consciência de que são necessárias integrações e fases para cada processo.

“É uma grata surpresa conhecer o projeto de Encantado e ver que está sendo feito por pessoas capacitadas. A secretaria municipal está engajada e tem um propósito de alto nível, com um planejamento estratégico que poderá inspirar todo o país, em especial pela visão sistêmica com a qual encaram a educação”, destacou.

Prioridade

Stefanie salientou que a educação é, de fato, a prioridade em Encantado. “Essa será a nossa plataforma para o desenvolvimento sustentável. A adesão ao Pacto vai consolidar todas as ações que já estão sendo realizadas e potencializar ainda mais a integração de agentes capazes de trazer mais ideias e realizações para que Encantado seja um exemplo no Brasil”, ressaltou a secretária.